O contour crafting, ou é em português construção por contornos, é uma nova técnica de construção de edifícios, que está a ser desenvolvida por Behrokh Khoshnevis, professor no Instituto das Ciências da Informação da Escola Viterbi para a Engenharia, da Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos da América.
Esta técnica faz uso de um pórtico rolante ou guindaste, controlados através de um computador, para construir edifícios, sem necessidade de recorrer a força humana.
O contour crafting foi inicialmente concebido com o objetivo de ser utilizado na construção de moldes para a utilização industrial. Contudo, Khoshnevis percebeu que era possível ir mais longe e adaptar a técnica à construção residencial.
Veja também: Projectos de estabilidade para licenciamento e execução
A ideia inicial de Professor Khoshnevis era utilizar a tecnologia da construção por contornos para acelerar o processo de construção. Isto seria especialmente útil em locais afetados por algum tipo de catástrofe natural.
Sendo de origem iraniana, Behrokh ficou profundamente afetado com a devastação provocada pelos sismos no seu país natal e resolveu utilizar os seus conhecimentos para conceber uma tecnologia que pudesse ser útil no processo de reconstrução.
Como funciona o Contour Crafting
A construção por contornos utiliza uma técnica de construção rápida e materiais que funcionam como cimento, para construir as paredes por contorno.
A construção é feita por camadas até que, na última fase, toda a estrutura é coberta por um novo andar, ou por um teto, inseridos pelo guindaste.
Uma das principais vantagens da utilização da técnica de contour crafting é a possibilidade de inserir todo o tipo de componentes numa fase precoce da construção.
As canalizações e as linhas de eletricidade e de comunicações são facilmente colocadas durante a construção das paredes.
Outro aspeto positivo da construção por contornos é o facto deste método produzir poucos detritos, o que não só facilita a gestão da construção como também torna todo o processo mais económico.
Atendendo a que o processo tradicional de construção de uma residência produz até 7 toneladas de detritos, a realidade é que através desta tecnologia seria possível reduzir de forma substancial o impacto que a construção civil gera no nosso ambiente.
Segundo Behrokh Khoshnevis, com a sua técnica é possível construir uma residência completa num só dia.
Veja também: Preço médio de construção por metro quadrado em 2022
Vantagens e desvantagens
O método de construção Contour Crafting oferece vantagens sobre o modelo tradicional. Os benefícios são bastante evidentes em relação à produtividade, ao controlo de processos, à liberdade arquitetónica e à segurança.
Uma vez que todo o processo será automatizado, as máquinas podem trabalhar em qualquer horário e sob condições diversas.
Consequentemente, há uma maior produtividade no campo de obras, o que impacta na redução de custos já que o projeto é finalizado em menos tempo.
Também, o facto de a execução do trabalho ser pré-programado permite um controlo mais preciso das quantidades de consumo de materiais, colaborando com a redução de custos.
Relativamente à liberdade arquitetónica, o método do Contour Crafting possibilita a execução de projetos complexos sem alteração de custos, uma vez que a máquina não faz diferenciação entre projetos e simplesmente os executa conforme programado.
Além de tudo isto, por não haver a necessidade da presença humana nas imediações das obras, tem-se mais segurança sem o risco de acidentes.
Apesar de todas estas vantagens, há que considerar o impacto social que a implantação de tal tecnologia pode provocar.
Através do Contour Crafting, estima-se que haja uma redução de mão de obra até vinte vezes. Isto gera consequências no campo da empregabilidade e da economia geral.
Veja também: Como economizar materiais na construção de uma casa
Uma tecnologia que pode fazer a diferença
Como Engenheiro Civil reconheço um imenso potencial na tecnologia de contour crafting. Este processo de construção tem o potencial de alterar a forma como construímos.
Com imensas aplicações possíveis, o contour crafting pode ser, por exemplo, utilizado para facilitar a construção em locais remotos. E é claro, a ideia original de construir rapidamente em locais que foram devastados por causas naturais faz todo o sentido.
Ainda numa fase precoce, o desenvolvimento desta tecnologia tem recebido bastante atenção de diversas empresas e entidades.
A Caterpillar Inc. tem financiado o projeto desde 2008 e especula-se que a NASA também já terá demonstrado o seu interesse, procurando avaliar se esta técnica poderá ser utilizada futuramente, na possível colonização da Lua e de Marte.
Nos próximos anos deveremos ter novidades relativamente à utilização do contour crafting.
Veja também: Quanto custa construir uma moradia em Portugal?