engIobra / Construção Civil / Construção de edifícios de 15 pisos em 6 dias

Construção de edifícios de 15 pisos em 6 dias

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Construção Civil

Publicado em: Construção Civil

Construção de edifícios de 15 pisos em 6 dias

Ricardo Rodrigues

A engenharia civil tem evoluído de forma notável nos últimos anos, como fica patente na introdução de novas tecnologias e métodos de construção.

Novas técnicas de construção como o contour crafting, tubagem infinita e o recurso a impressoras 3D são cada vez mais comuns na construção de edifícios.

Em 2012, a notícia da construção de edifícios de 15 pisos em 6 dias, por parte de uma empresa chinesa fez eco em todo o mundo, mostrando que a utilização de novos métodos de construção pode abrir novas portas.

Construção de edifícios de 15 pisos em 6 dias

A empresa em causa é a Broad, uma empresa chinesa que se especializou em construção sustentável, utilizando componentes pré-fabricados.

A Broad conseguiu erguer a grandiosa estrutura do Hotel Ark, situado em Changsha, na província chinesa de Hunan, em escassos 6 dias.

Para construir a estrutura dos 15 andares foram necessários apenas 2 dias. Os restantes quatro dias foram dedicados à montagem das paredes e restantes instalações.

Rapidez É Sinónimo de Pouca Qualidade?

Apesar de haver algum ceticismo relativamente à qualidade da construção, a Broad garante que a estrutura foi concebida para resistir a um sismo de grau 9.

A empresa construtora garante ainda que o edifício está otimizado energeticamente, possuindo ainda isolamento térmico e sonoro da melhor qualidade.

Estas reivindicações mostram que a construção de edifícios em tempo recorde é possível e não obriga a abdicar de certos parâmetros de qualidade.

Também é necessário sublinhar os benefícios ecológicos alcançados durante a construção do Hotel Ark. Ao longo das diferentes etapas da construção do edifício, os resíduos representam apenas 1% da massa de todos os materiais utilizados.

Este número é bastante inferior à média de resíduos produzidos durante as construções típicas.

Construção Suportada na Coordenação das Equipas

É claro que a construção de edifícios desta dimensão em 6 dias, apenas é possível envolvendo um grande número de trabalhadores. Para erguer o Hotel Ark, os trabalhadores foram segmentados em equipas, com tarefas bem definidas.

A coordenação rígida de todas as equipas possibilitou construir o edifício dentro do prazo estabelecido, sem que registasse qualquer acidente.

Os especialistas atribuem o sucesso do projeto à utilização predominante de ligações metálicas aparafusadas e ao baixo peso dos elementos de construção.

A construção do Hotel Ark foi o segundo grande feito da empresa Broad, que já havia alcançado a façanha de construir um pavilhão para a Exposição Mundial de Xangai em apenas 14 horas.

Veja também: Quanto custa construir uma moradia em Portugal?

Um Novo Feito: Construção de Um Edifício de 30 Andares em 15 Dias

Depois de ter sido notícia em todo o mundo devido à construção de um prédio de 15 andares em 6 dias, o China Broad Group resolveu ir ainda mais longe e resolveu erguer um edifício de 30 andares em 15 dias.

Como seria de esperar, esta empresa famosa pela construção de edifícios em tempo recorde cumpriu o objetivo a que se propunha. Utilizando o mesmo método, a Board ergueu um novo prédio, agora de 30 andares, em apenas 15 dias.

É expetável que surjam novidades nos próximos tempos, sobre novos recordes batidos por esta empresa de construção chinesa.

Prédio de 15 Andares Construído em 6 dias

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário