Projetos de Acústica

Projetos de condicionamento acústico de edifícios

engenheiro civil ricardo rodrigues

Todos os projetos de acústica são elaborados por Engenheiros Civis ou Arquitectos com especialização em acústica de edifícios

Projetos » Especialidades » Projetos de Acústica

Projeto de condicionamento acústico de edifícios – RRAE

Projeto de condicionamento acústico de edifícios de acordo com o Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios

Os projetos de acústica são fundamentais para que se obtenha conforto acústico nos edifícios. Este conforto, por sua vez, é um dos elementos que influencia na avaliação da qualidade das edificações.

De acordo com o Regime Legal sobre Poluição Sonora, a prevenção do ruído e o controlo da poluição sonora são fatores que ajudam a preservar a saúde e o bem-estar das populações.

Para que este controlo seja efetivo, é durante o projeto de acústica que são determinados os sistemas de isolamento sonoro, de modo a reduzir o nível excessivo de ruído, cumprindo os requisitos acústicos estabelecidos pela legislação em vigor.

A importância dos projetos de acústica

Para que as habitações sejam dotadas de conforto e comodidade, é fundamental que tenham um bom desempenho acústico.

Esta condição deve ser garantida pela elaboração de um projeto de condicionamento acústico que, assim como os outros projetos de especialidades, permite minimizar a existência de defeitos de construção.

Neste sentido, o projetista procura soluções e materiais que apresentem bom desempenho a nível acústico.

Através destas soluções construtivas, encontra-se o isolamento acústico ideal, que consiste na capacidade que um dado material tem ou não para bloquear a passagem do som ou ruído entre ambientes diferentes.

Assim, no estudo realizado durante a elaboração do projeto, o profissional considera o uso de paredes duplas, janelas com vidros duplos ou a combinação de materiais de diferentes densidades, para garantir um bom isolamento acústico.

Avaliação acústica

A avaliação acústica, também chamada de certificação acústica, é a verificação no local que se pretende avaliar, através de medições e ensaios acústicos dos níveis de ruído e o isolamento acústico do edifício em questão.

Esta avaliação torna-se necessária sempre que se pretende obter licenças de habitação, autorizações de utilização, autorizações de alteração de utilização e ainda licenças de utilização para edifícios ou atividades comerciais.

Através da certificação acústica também é possível proceder à confirmação do cumprimento dos requisitos constantes no projeto de acústica aquando da construção ou reabilitação do edifício.

Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios

O Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (Decreto-Lei n.º 96/2008), em conjunto com o Regulamento Geral de Ruído (Decreto-Lei n.º 9/2007), estabelece os requisitos para a avaliação acústica de edifícios e a medição do ruído ambiente.

  • Portaria n.º 305/2019: Fixa as normas técnicas dos requisitos acústicos em edifícios habitacionais existentes
  • Decreto-Lei n.º 129/2002: Aprova o Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios
  • Decreto-Lei n.º 278/2007: Altera o Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro, que aprova o Regulamento Geral do Ruído
  • Declaração de Retificação n.º 18/2007: De ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 9/2007, do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, que aprova o Regulamento Geral do Ruído e revoga o regime legal da poluição sonora, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 292/2000, de 14 de Novembro, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 12, de 17 de Janeiro de 2007

Solicite um orçamento gratuito para seu projeto de acústica!

Após rececionar o seu pedido via formulário ou por e-mail, entraremos em contacto.

Ultima atualização:

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

O engiobra é um site gerido pela RRNValores Unipessoal Lda., uma empresa que presta serviços de engenharia.

  • CAE: 71120
  • NIPC: 514 823 577

Rua Pedro Nunes, Nº 69, R/C 2830-101 Barreiro

[email protected]

934 821 484