Projetos de Gás

Projetista de Redes Prediais de Gás

engenheiro civil ricardo rodrigues

Todos os projectos de gás são elaborados pelo Eng.º Ricardo Rodrigues

Projetos » Especialidades » Projetos de Gás

Projetista de Redes Prediais de Gás

De acordo com o Modelo 212 – Projectista de gás (Outras especialidades) da OETLei 15/2015, de 16 de fevereiro.

O projeto de gás é um dos muitos projetos de especialidades que devem ser desenvolvidos aquando da construção ou reabilitação de um edifício.

Este combustível é utilizado para o aquecimento de água nas edificações, e também para possibilitar o preparo de alimentos nas cozinhas.

Para que o uso do gás seja vantajoso, é imprescindível que o sistema seja projetado em conformidade com a legislação, seguindo as normas técnicas aplicáveis, além da utilização de materiais e mão de obra especializada.

Neste sentido, o profissional responsável pela elaboração do projeto é um engenheiro ou engenheiro técnico com conhecimentos teóricos e práticos, que lhes permita assumir a responsabilidade técnica da execução associada ao projeto de redes de gás em edifícios e redes de distribuição, em conformidade com as disposições regulamentares.

projetos de gás

Atribuições do projetista de redes de gás

O projeto de redes prediais de gás define os critérios e o dimensionamento de uma rede de gás, considerando condições técnicas, procedimento de construção, montagem e inspeções necessárias ao abastecimento.

O projetista baseia-se nas necessidades do cliente e também no projeto de arquitetura pré-definido.

No seu estudo, analisa a disponibilidade de gás na região em que se localiza o edifício, o dimensionamento da tubagem, define os pontos de medição e consumo e os outros aspetos que garantem facilidade na manutenção e segurança dos moradores.

O projeto com a descrição do sistema é realizado em conformidade com as normas vigentes, assegurando a segurança e o bem-estar dos utilizadores, bem como a durabilidade de toda a rede de abastecimento de gás.

Para que isto seja possível, o profissional deve identificar os materiais e as tubagens utilizadas, conhecer os diversos tipos de gás combustíveis, conhecer diferentes tipos de aparelhos a gás e equipamentos, bem como ter o dimensionamento de redes prediais.

Solicite um orçamento gratuito para seu projeto de gás!

Após rececionar o seu pedido via formulário ou por e-mail, entraremos em contacto.

Ultima atualização:

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

O engiobra é um site gerido pela RRNValores Unipessoal Lda., uma empresa que presta serviços de engenharia.

  • CAE: 71120
  • NIPC: 514 823 577

Rua Pedro Nunes, Nº 69, R/C 2830-101 Barreiro

[email protected]

934 821 484