Já tem a sua casa de sonho? Será que por dentro a mesma é aquilo com que sempre sonhou?
Na verdade, muitas pessoas têm uma casa de sonho, com o espaço perfeito e não sabem como decorar a mesma de forma a ficar perfeita!
A arquitetura de interiores (ou design de interiores se assim o desejar) é uma solução 100% desenvolvida à medida do cliente e das suas necessidades!
Além de prestarmos este serviço de forma independente, o mesmo pode servir como complemento aos orçamentos de arquitetura.
Há alturas em que este serviço está 100% relacionado com os serviços de arquitetura, como é o caso do fit-out!
Contudo, no caso do FF&E não existe qualquer tipo de dependência com o trabalho de arquitetura.
Em alguns casos, o serviço de arquitetura de interiores também é utilizado para espaços temporários como show rooms e feiras.
FAQ – Orçamentos de arquitetura de interiores e design
Mas como sabemos que este pode ser ainda um tema que suscita algumas dúvidas, iremos esclarecer tudo de seguida.
1 – O que é o serviço de design de interiores?
De forma bastante resumida, o serviço de design de interiores é algo que tem como principal intuito projetar qualquer tipo de espaço de forma a resolver questões funcionais, mas mantendo o espaço em perfeita harmonia.
O mesmo tem como base o desenho, conjugações e escolha dos móveis, objetos, equipamentos, cortinas, carpetes e acessórios conciliando tudo num único espaço.
Toda esta projeção e implementação, vai jogar não só com objetos que possa eventualmente ter, como também com a disponibilidade financeira do cliente.
2 – Quais são as funções de um arquiteto de interiores?
Um arquiteto de interiores é a pessoa que irá administrar todo o projeto de decoração, desenvolvimento do calendário e dos respetivos prazos de execução de tarefas.
A par destas funções, prepara também todo o caderno de encargos e coordena todo o desenvolvimento dos trabalhos adjacentes ao projeto (marcenaria, pintura, decoração, eletricidade).
O mesmo trabalha tanto com clientes particulares como com empresas.
3 – O que é que quer dizer FF&E
FF&E ou Furniture Fisxtures and Equipment é um termo que significa mobiliário, divisórias amovíveis (como é o caso de biombos), equipamentos (como iluminação) e eletrodomésticos.
Os trabalhos de decoração deste tipo têm como principal intuito desenvolver, criar ou distribuir o recheio de um imóvel, sem mexer em nada que seja fixo dentro do espaço.
Uma das principais vantagens é que se trata de um serviço bastante célere.
3 – O que é o Fit Out?
De forma resumida, trata-se de um conjunto de acabamentos de interiores que estão verdadeiramente ligados ao imóvel e não podem ser removidos com facilidade.
Assim sendo, quando falamos de arquitetura de interiores, este serviço já tem um tempo de execução mais prolongado, mas não obriga a licenciamento uma vez que não interfere com a estrutura da infraestrutura.
O mesmo é implementado por norma em imóveis que são previamente alvo de orçamentos de arquitetura que visam a transformação do imóvel.
4 – Os móveis são comprados ou desenhados por vocês?
Neste caso, a solução é exatamente aquela que o cliente desejar. Uma vez que somos especialistas em design de interiores, podemos desenvolver os móveis à sua medida.
Contudo, se por motivos financeiros preferir adquirir móveis completos não há qualquer problema.
5 – Devo comprar mobiliário ou mandar fazer?
Tal como na questão anterior, tudo irá depender ao certo do orçamento que tenha disponível, até porque, mandar fazer todo o mobiliário da sua casa é efetivamente mais caro.
Mas, a par disso, o resultado e a qualidade do mesmo acabam por ser superiores, por isso a escolha entre ambas as opções é mesmo orçamental.
6 – Tenho uma casa de campo, existe algum apoio para a reformular?
A verdade é que a arquitetura de design e os orçamentos de arquitetura são um serviço cada vez mais comum para espaços de apoio.
Os programas de incentivos como o PROVERE ou PRODER no caso de determinadas casas de campo ou hotéis rurais ou mesmo o programa PARES no caso de infantários, lares de idosos e centros de dia, são opções a considerar no caso de haver um enquadramento nos mesmos.