engIobra / Orçamentos / Arquitetura / Orçamentos de arquitetura de interiores e design

Orçamentos de arquitetura de interiores e design

Autor: Ricardo Rodrigues

Já tem a sua casa de sonho? Será que por dentro a mesma é aquilo com que sempre sonhou?

Na verdade, muitas pessoas têm uma casa de sonho, com o espaço perfeito e não sabem como decorar a mesma de forma a ficar perfeita!

A arquitetura de interiores (ou design de interiores se assim o desejar) é uma solução 100% desenvolvida à medida do cliente e das suas necessidades!

Além de prestarmos este serviço de forma independente, o mesmo pode servir como complemento aos orçamentos de arquitetura.

Há alturas em que este serviço está 100% relacionado com os serviços de arquitetura, como é o caso do fit-out!

Contudo, no caso do FF&E não existe qualquer tipo de dependência com o trabalho de arquitetura.

Em alguns casos, o serviço de arquitetura de interiores também é utilizado para espaços temporários como show rooms e feiras.

FAQ – Orçamentos de arquitetura de interiores e design

Mas como sabemos que este pode ser ainda um tema que suscita algumas dúvidas, iremos esclarecer tudo de seguida.

1 – O que é o serviço de design de interiores?

De forma bastante resumida, o serviço de design de interiores é algo que tem como principal intuito projetar qualquer tipo de espaço de forma a resolver questões funcionais, mas mantendo o espaço em perfeita harmonia.

O mesmo tem como base o desenho, conjugações e escolha dos móveis, objetos, equipamentos, cortinas, carpetes e acessórios conciliando tudo num único espaço.

Toda esta projeção e implementação, vai jogar não só com objetos que possa eventualmente ter, como também com a disponibilidade financeira do cliente.

2 – Quais são as funções de um arquiteto de interiores?

Um arquiteto de interiores é a pessoa que irá administrar todo o projeto de decoração, desenvolvimento do calendário e dos respetivos prazos de execução de tarefas.

A par destas funções, prepara também todo o caderno de encargos e coordena todo o desenvolvimento dos trabalhos adjacentes ao projeto (marcenaria, pintura, decoração, eletricidade).

O mesmo trabalha tanto com clientes particulares como com empresas.

3 – O que é que quer dizer FF&E

FF&E ou Furniture Fisxtures and Equipment é um termo que significa mobiliário, divisórias amovíveis (como é o caso de biombos), equipamentos (como iluminação) e eletrodomésticos.

Os trabalhos de decoração deste tipo têm como principal intuito desenvolver, criar ou distribuir o recheio de um imóvel, sem mexer em nada que seja fixo dentro do espaço.

Uma das principais vantagens é que se trata de um serviço bastante célere.

3 – O que é o Fit Out?

De forma resumida, trata-se de um conjunto de acabamentos de interiores que estão verdadeiramente ligados ao imóvel e não podem ser removidos com facilidade.

Assim sendo, quando falamos de arquitetura de interiores, este serviço já tem um tempo de execução mais prolongado, mas não obriga a licenciamento uma vez que não interfere com a estrutura da infraestrutura.

O mesmo é implementado por norma em imóveis que são previamente alvo de orçamentos de arquitetura que visam a transformação do imóvel.

4 – Os móveis são comprados ou desenhados por vocês?

Neste caso, a solução é exatamente aquela que o cliente desejar. Uma vez que somos especialistas em design de interiores, podemos desenvolver os móveis à sua medida.

Contudo, se por motivos financeiros preferir adquirir móveis completos não há qualquer problema.

5 – Devo comprar mobiliário ou mandar fazer?

Tal como na questão anterior, tudo irá depender ao certo do orçamento que tenha disponível, até porque, mandar fazer todo o mobiliário da sua casa é efetivamente mais caro.

Mas, a par disso, o resultado e a qualidade do mesmo acabam por ser superiores, por isso a escolha entre ambas as opções é mesmo orçamental.

6 – Tenho uma casa de campo, existe algum apoio para a reformular?

A verdade é que a arquitetura de design e os orçamentos de arquitetura são um serviço cada vez mais comum para espaços de apoio.

Os programas de incentivos como o PROVERE ou PRODER no caso de determinadas casas de campo ou hotéis rurais ou mesmo o programa PARES no caso de infantários, lares de idosos e centros de dia, são opções a considerar no caso de haver um enquadramento nos mesmos.

Outros orçamentos de arquitetura:

Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da Ordem do Engenheiros. Conta com mais de 10 anos de experiência como projetista de estruturas, sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas, redes de distribuição de gás natural, direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Deixe um comentário