Como Mudar de Casa

Como Mudar de Casa

Mudar de casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Só na hora de fazer a mudança é que nos apercebemos que temos tanta coisa em casa, umas importantes e outras nem tanto, mas a verdade é que a quantidade de coisas a mudar é sempre demasiada.

Quando a mudança de casa é bem planeada e organizada a dor de cabeça é minimizada, claro que a mudança é sempre cansativa e desgastante, tanto a nível físico como emocional, mas com uma boa organização todo o processo torna-se mais simples.

A organização da mudança da casa deve ser preparada com alguma antecedência, por forma a assegurar que nada falha e que todo o processo não se torna num verdadeiro pesadelo.

Quatro semanas antes da mudança

A organização da mudança deve começar 4 semanas antes da mudança final.

Umas das tarefas obrigatórias quando se muda de casa é a alteração de morada nos documentos pessoais, assinaturas de revistas, etc. Ainda assim esta tarefa fica, muitas vezes, esquecida e acaba por haver correspondência perdida.

Quatro semanas antes da mudança final já se pode começar a tratar das alterações de moradas. Faça uma lista de todas as assinaturas de revistas, descontos e outro tipo de correspondência que recebe para que não haja problemas com isso.

Nesta fase, também é importante decidir sobre a forma que vai escolher para fazer a mudança. Contratar uma empresa de mudança ou alugar uma carrinha e fazer a mudança por si mesmo.

Depois desta tomada de decisão coordene tudo o que necessita. Se recorrer a uma empresa de mudanças faça os contactos necessários e a sua marcação, se optar por alugar uma carrinha assegure-se que faz a reserva necessária e não se esqueça de falar com alguns amigos e familiares que possam ajudar no dia da mudança.

Três semanas antes da mudança

Reúna todo o material necessário para empacotar os seus pertences. Caixas, fita-cola, canetas grossas, jornal para proteger os itens frágeis, entre outros.

Comece a empacotar alguns produtos de que já não necessita. Ao empacotar aproveite para fazer uma revisão de tudo o que tem guardado, certamente que algumas coisas serão lixo, outras poderão ser doadas e se tiver alguma coisa emprestada aproveite para fazer a devolução.

Prepare algumas caixas todos os dias. Depois de as caixas estarem cheias identifique-as com o seu conteúdo e divisão a que se destinam. Não de esqueça de menções como “Pesado” ou “Frágil” sempre que aplicável.

Aproveite para pedir o cancelamento do contrato de água, luz, internet, etc e fazer os contratos da casa nova. O cancelamento e estabelecimentos destes contratos nunca são fetos de imediato, por isso é aconselhável proceder com alguma antecedência.

Duas semanas antes da mudança

Se tiver móveis para mudar, comece a desmontá-los e a preparar a mudança. Opte primeiro por desmontar aqueles móveis que não usa com frequência.

Pegue nos tapetes e cortinados e aproveite para os levar à lavandaria. Assim vão como limpinhos para a casa nova e é menos uma preocupação.

Continue a encher caixas todos os dias e vá esvaziando divisões da casa. Reúna todos os caixotes numa divisão única, de preferência uma que fique junto da porta.

Uma semana antes da mudança

Caso tenha decidido contratar uma empresa de mudanças contacte-os para confirmar a sua reserva.

Se alugou uma carrinha confirme, também, esse aluguer e não se esqueça de confirmar a ajuda dos seus amigos e familiares.

Nesta fase, deve fazer uma seleção dos itens que vai necessitar nessa semana e poderá empacotar tudo o resto.

Um dia antes da mudança

Desligue os eletrodomésticos da casa.

Planeie bem o dia seguinte e não se esqueça de ter água e alguma comida por perto. Todos vão necessitar disso.

Também deve planear o almoço, faça uma reserva num restaurante próximo ou escolha qual o serviço de takeaway que vai usar.

Assegure-se de que tem o dinheiro necessário para pagar a empresa de mudanças ou o aluguer da carrinha.

No dia da mudança

Se tiver alugado uma carrinha coloque os móveis em primeiro lugar e aproveite os espaços vazios para colocar as caixas.

Use o seu carro para transportar os itens mais frágeis, como roupas, joias e até plantas ou animais domésticos.

Antes de abandonar a casa antiga faça uma revisão profunda de todas as divisões, para que não fique nada esquecido.

Mudança de casa

Depois da mudança

Depois da mudança comece a arrumar e a decorar a casa nova a seu gosto, sem pressas.

Quando tiver a casa a seu gosto é só fazer a festa de inauguração da casa para os amigos e familiares.

Ao seguir este “guião” de preparação da mudança da casa tudo será muito mais simples e com menos percalços.

Deixe uma Resposta.