engIobra / Obras em Casa / Como contratar um empreiteiro para construir sua casa

Como contratar um empreiteiro para construir sua casa

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Obras em Casa

Publicado em: Obras em Casa

Como contratar um empreiteiro para construir sua casa

Ricardo Rodrigues

Para a maioria das pessoas construir uma casa representa o culminar do sonho de uma vida. E este é um sonho que geralmente acompanha a pessoa durante grande parte da sua vida. Por essa razão, saber como contratar um empreiteiro para construir sua casa é extremamente importante.

Antes de contratar um empreiteiro deve reunir o máximo de informações possíveis sobre o seu trabalho e sobretudo, deve procurar comparar propostas e possibilidades. Grande parte do processo de seleção de um empreiteiro deve consistir na investigação e na comparação de diferentes possibilidades.

Mesmo que a primeira proposta pareça muito tentadora, você deve continuar a investigar o mercado, por forma a confirmar se as condições apresentadas são tão vantajosas quanto inicialmente pareceu.

Veja também: Quanto custa construir uma moradia em Portugal?

3 Dicas Para Contratar Um Bom Empreiteiro Para Construir Sua Casa

Para que a contratação de um empreiteiro para construir sua casa corra da melhor forma, tente seguir as dicas que fornecemos em seguida.

1ª Dica: Confirme a Experiência do Empreiteiro

Deve começar por contatar vários empreiteiros e por solicitar informação sobre as suas obras anteriores. Se possível, entre em contato com alguns dos clientes anteriores do empreiteiro e inquira sobre o seu grau de satisfação. Também deve tentar obter informações sobre os seus fornecedores habituais.

Um empreiteiro experiente e com um bom desempenho não deverá ter problemas em indicar diversos contatos, através dos quais você pode ficar a conhecer melhor o seu trabalho.

Já o contato dos fornecedores serve sobretudo para se saber se a empresa é estável nos pagamentos que realiza e se utiliza materiais de qualidade. Como é óbvio, a qualidade dos materiais é determinante para a comodidade da sua futura casa.

2ª Dica: Verifique se a empresa tem alvará

Empresas sem alvará ou sem outras licenças não transmitem confiança e por isso não são uma boa escolha para a construção da sua habitação. Se o empreiteiro que contactou não tem as devidas licenças, o melhor é continuar a procurar.

3ª Dica: Solicite acesso a toda a documentação técnica

Para que o processo de construção e o custo envolvido seja o mais transparente possível imponha regras relativamente à documentação técnica. Um mapa de quantidades é fundamental para controlar os gastos na obra.

É igualmente importante estabelecer um plano de trabalhos, onde devem ficar definidos os prazos mais relevantes para a execução da obra.

Defina o Plano de Pagamentos

Um aspeto importante sobre como contratar um empreiteiro para construir a sua casa é a definição do plano de pagamentos. Existe quem afirme que nunca se deve pagar nada em adiantado, mas essa ideia também não corresponde às exigências do mercado atual.

A maior parte dos empreiteiros estabelecidos pedem um sinal para iniciar a obra. Esse sinal é geralmente de 5 a 10% e serve para auferir o grau de envolvimento do cliente.

Por isso, não descarte de imediato um empreiteiro apenas porque solicitou o pagamento de um sinal. Informe-se relativamente à sua reputação e se tudo estiver ok, pode avançar para o início da obra.

Veja também: Contrato de Empreitada: 2 minutas em word e pdf

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário