engIobra / Obras em Casa / Como Fazer O Alicerce De Uma Casa

Como Fazer O Alicerce De Uma Casa

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Obras em Casa

Publicado em: Obras em Casa

Como Fazer O Alicerce De Uma Casa

Ricardo Rodrigues

Saber como fazer o alicerce de uma casa é a base essencial da construção de uma habitação. Os alicerces (também chamados de viga baldrame) são cordões de ferro e concreto que sustentam as paredes e colunas.

Sendo a base de uma casa, é fundamental que o alicerce seja feito da forma correta. Uma construção deficiente do alicerce irá resultar em diversos problemas estruturais da casa. Os principais problemas que podem resultar de um maus alicerces incluem problemas de esquadro de paredes e pares trincadas.

Se você pretende assumir a construção de sua própria habitação, uma das primeiras coisas que deve aprender é como fazer o alicerce de uma casa. Como você vai aprender nas linhas que se seguem, construir um alicerce não é tão fácil como muitas pessoas julgam.

Como Deve Ser O Alicerce

O diâmetro dos varões utilizados para a construção dos alicerces depende antes de mais da estrutura do prédio. Por exemplo, se estivermos a falar de coisas com um máximo de dois pavimentos, então o alicerce pode ser feito com:

  • Quatro ferros horizontais com medida 3/8
  • Estribos verticais, os quais devem estar amarrados em intervalos de 20 cm e dobrados com ferro 3/16.

A malha não se deve apoiar na sapata, sendo antes amarrada aos ferros a 10 centímetros de altura. O concreto deve envolver a ferragem, sem no entanto tocar no chão

Deve garantir que a malhada está bem amarada e em volta armar as formas que vão receber o concreto. Para garantir que os tijolos serão colocados sem problemas, deve garantir que a madeira está nivelada de forma correta.

Para garantir que o nivelamento está correto, você pode usar linha e mangueira de nível. Se lembre que o concreto será introduzido até ao limite das bordas da madeira e que por isso é realmente importante garantir que tudo está bem nivelado.

Enchimento das Formas

Cada forma deve ser preenchida com concreto gordo (pode usar esta fórmula: 1 balde de cimento, 3 de pedra e 3 de areia.

O concreto não deve ser despejado de alturas elevadas. Pressione com um tubo de ferro para garantir que o concreto fique bem compacto, evitando assim que a ferragem possa se curvar no sentido descendente.

Casos Especiais

Friso que estas instruções dizem respeito às situações comuns. Em casos especiais e especialmente quando os alicerces são muito profundos, pode ser necessário seguir outros cuidados e optar por outros métodos. Essas situações devem ser entregues a profissionais experientes.

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário