Como Construir uma Casa Passo a Passo

Como Construir uma Casa Passo a Passo

A construção de uma casa própria é o grande sonho da maioria dos brasileiros, mas se a construção não for bem orientada, este sonho pode se tornar num verdadeiro pesadelo.

Foi a pensar nisso que decidi explicar como construir uma casa – passo a passo.

Este guia passo a passo de como construir uma casa, está organizado nas várias etapas que você tem de respeitar para a construção da casa, sendo elas:

  1. Seleção do terreno onde será feita a construção
  2. Preparação do projeto e toda a documentação necessária
  3. Instalação da terraplenagem, água e energia elétrica
  4. Construção do muro
  5. Construção dos alicerces e alvenaria da casa
  6. Construção do telhado

Aqui fica o guia sobre como construir uma casa. Se tiver questões, sinta-se livre para utilizar a caixa de comentários logo abaixo do artigo.

Como Construir uma Casa

1.   Seleção do terreno onde será feita a construção

A seleção do terreno é sempre a primeiro etapa para que se possa iniciar a construção de sua casa de sonhos.

Se você já tem algum terreno deve que aproveitar essa vantagem, mas se tem de comprar o terreno para construir, há alguns aspetos que deve ter em conta antes de avançar com a compra.

Antes de mais, verifique se o terreno que está avaliando para compra fica localizado numa zona que lhe agrada, afinal de contas você vai ficar residindo nesse local e é importante que se sinta bem.

Uma questão importante na escolha do terreno é sua inclinação, sempre que tiver a opção entre um terreno muito inclinado e outro mais nivelado a melhor opção será, em termos de custos de obra, o mais nivelado, pois a necessidade de intervenção para nivelar o terreno e permitir a construção é menor.

2.   Preparação do projeto e toda a documentação necessária

Após a seleção do terreno onde se fará a construção, chega o momento em que se tem de preparar o projeto de construção e reunir a documentação necessária para que a construção da casa seja aprovada e possa se iniciar.

Meu conselho é que você contrate um arquiteto para o ajudar a ter sucesso nesta fase. Esse profissional vai ajudar a definir todo o projeto, incluindo a área de construção, número de dependências, tipo de pavimento a colocar, entre outros.

O arquiteto também ficará responsável pelo projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico ou outro que você queira implementar.

O cálculo estrutural da obra é algo obrigatório e que tem de ser feito por um arquiteto.

Depois de você ter todos os projetos necessários e o cálculo da obra estrutural, pode se dirigir à prefeitura local por forma a obter a aprovação de construção.

3.   Instalação da terraplenagem, água e energia elétrica

Depois de ter a aprovação da prefeitura para a construção de sua casa, pode iniciar a terraplenagem e instalação de água e energia elétrica.

Nesta fase da construção da casa é feito um nivelamento do terreno, por forma a permitir uma construção sólida e segura. Este nivelamento pode ser feito através da retirada ou colocação de terra, dependendo do nivelamento inicial do terreno.

A instalação de água e eletricidade também é feita nesta fase, assegurando que todas as ligações necessárias são feitas antes de iniciar a verdadeira construção da casa.

4.   Construção do muro

A construção do muro que vai proteger a casa inicia-se logo a seguir à terraplanagem e à instalação da água e eletricidade.

O muro pode contornar a casa ou não, dependendo de sua vontade e das regras que possam existir na zona onde você está construindo. Por exemplo, alguns condomínios privados só permitem a construção de muro na laterais e traseira da casa, exigindo que a frente da casa fique sem muro.

5.   Construção dos alicerces e alvenaria da casa

Esta é a fase em que começa mesmo construindo a casa. Esta fase começa pelo esquadrejamento da casa. Esta fase é de responsabilidade do pedreiro, mas é importante verificar de o esquadrejamento está bem marcado, caso contrário você pode ficar com uma divisão demasiadamente grande e outra pequena.

A construção dos alicerce e respetiva impermeabilização é feita nesta fase da construção.

As paredes são levantadas e a casa ganha a forma desejada.

6.   Construção do telhado

Por fim, a última etapa na construção de uma casa é a colocação do telhado.

Nesta fase você tem várias opções de matérias a utilizar. A melhor forma de escolher o material adequado para sua construção é fazendo uma avaliação do clima típico da zona onde você está construindo a casa e falando com o pedreiro responsável.

Depois da casa estar totalmente construída só falta aperfeiçoar pequenos pormenores a seu gosto, como a pintura interior e exterior da casa, mobilar a casa e a decorar e depois de tudo isso você pode desfrutar se sua casa nova.

Espero que este pequeno guia sobre como construir uma casa passo a passo seja útil para todos os leitores. Optei por manter a informação simples, mas acessível a todos.

1 Comentário
  1. Obrigada

Deixe uma Resposta.