Construir Uma Casa Geminada: Boa Ideia Ou Dá Problemas?

Construir Uma Casa Geminada: Boa Ideia Ou Dá Problemas?

Construir uma casa geminada pode parecer uma boa ideia, principalmente devido à possibilidade de conseguir uma poupança substancial, mas como vamos ver ao longo deste artigo, esse tipo de construção também é sinônimo de muitos problemas.

Há alguns anos existia uma grande tendência de construir casas geminadas. Aliás, basta caminharmos um pouco pelos bairros mais antigos das nossas cidades para que logo consigamos identificar muitas casas geminadas.

Uma casa geminada partilha o telhado e a estrutura, mas é composta por duas moradias separadas. Muitas pessoas optam por construir duas casas no mesmo terreno, conseguindo assim poupar a esse nível.

Mas com a poupança também vêm inúmeros problemas, que em muitos casos fazem com que a escolha de construir uma casa geminada se possa transformar em um autêntico pesadelo.

Conheça os principais problemas de construir uma casa geminada:

Ruído

Como as moradias são separadas apenas por uma parede, o ruído é um problema real e constante deste tipo de construção. O problema se torna ainda mais grave quando a construção é de fraca qualidade e não consegue isolar o barulho de forma apropriada.

O resto é fácil de imaginar: caixa de som a tocar todo o dia, vizinhos que gostam de ver a tv alta noite fora, vizinhos que têm filhos pequenos que choram todo o dia ou até vizinhos que deixam os cães a ladrar todo o dia dentro de casa.

Os problemas a nível de ruído pode ser os mais variados e são difíceis de resolver.

Infiltrações

A mesma parede que muitas vezes não consegue atenuar o ruído, também pode sofrer de infiltrações. E se essa parede que faz a divisória entre as casas sofrer de uma infiltração, poderá ser necessário fazer a manutenção em ambas as casas, para assegurar que a questão fica resolvida.

Ventilação e Iluminação

Este é outro dos grandes problemas de construir uma casa geminada. Um dos lados da casa terá que ser sempre uma parede sem janelas e portas. Para que a casa não se torne demasiado quente e escura é necessário fazer um planejamento cuidado, dotando o lado inverso da casa de muita luz.

É necessário fazer um bom trabalho a nível de disposição dos cômodos para tentar garantir que a luz natural chega a todos os cantos da casa.

Legislação

Em algumas cidades brasileiras já existem regras que condicionam a construção de casas geminadas. Continua a ser possível construir casas paralelas, desde que todas as estruturas sejam independentes, mas a construção de casas geminadas (casas que partilham estruturas como o telhado), vem sendo alvo de restrições.

Se pensa construir uma casa geminada é melhor consultar antes o departamento de urbanismo de sua prefeitura, ou em alternativa, contate um engenheiro civil.

Construir Uma Casa Geminada É uma Boa Ideia?

Depois de tudo o que você acabou de ler aqui a resposta deve ser simples: não. É claro que existem situações muito particulares em que este tipo de construção pode ser ponderado, mas mesmo nesses casos é importante que você entre em contato com a prefeitura, para saber se pode realmente construir uma casa geminada onde pretende.

Os comentários estão desabilitados.