engIobra / Máquinas e Equipamentos / Dicas Fundamentais Para Locação de Betoneiras

Dicas Fundamentais Para Locação de Betoneiras

As betoneiras são uma parte essencial para qualquer tipo de construção, possuem diversas particularidades como a capacidade; particularidades que podem ser selecionadas mediante as necessidades do cliente. Sendo que esta facilidade de escolha de particularidades mediante o tipo de função a que se destinam, é sem duvida uma vantagem que apoia o negócio de locação de betoneiras, por exemplo.

Vejamos, uma empresa construtora de pequena dimensão, tem que construir um edifício e vai precisar betoneiras para fazer concreto. Contudo existe um pequeno detalhe que se pode tornar num grande problema, a betoneira de que a empresa dispõe tem apenas 100 L de capacidade, contudo para poderem fazer o trabalho de forma eficiente, seria ideal ter uma de 300L. Como resultado, a empresa terá que alugar ou comprar uma betoneira com uma capacidade superior.

Betoneira na obra

Betoneira na obra

Como resultado, a betoneira original será praticamente inútil naquela situação. No entanto, se a empresa tivesse optado por utilizar o serviço de locação de betoneiras, teria a possibilidade de escolher pequenas particularidades, como por exemplo, a capacidade. Adaptando assim a escolha ao tipo de necessidades. Como tal, podemos afirmar que alugar é sem dúvida uma boa aposta para quem lida com máquinas de construção com diferentes particularidades que podem variar drasticamente de trabalho para trabalho.

Locação = Oportunidade

A crise económica que se tem feito sentir a nível global afetou todos os setores da sociedade, entre eles está o setor da Construção Civil. No entanto, o ano de 2013 parece trazer sinais de melhoria para este setor, como tal, o negócio de locação poderá ser bastante vantajoso para quem está disposto a arriscar. Dado que grande parte do capital das empresas responsáveis por construção se encontra fragilizado pela crise financeira, uma grande percentagem das mesmas não tem capacidade para investir, o que significa que vão ter que alugar equipamentos de construção para poderem levar a cabo as suas empreitadas que começam a aumentar ligeiramente. Isto constitui uma ótima oportunidade de negócio para aqueles que se pretendem aventurar no negócio da locação. Ambas as partes ficam a ganhar.

Dicas

Antes de mais, nunca é demais lembrar que o serviço de locação de material para construção civil, pode ser visto em duas perspetivas: (a) Negociante, e (b) Cliente. Vamos supor que os materiais/máquinas de construção em causa são betoneiras. Vamos então dar algumas dicas no campo da locação de betoneiras.

Ponderar

Como já foi referido anteriormente o negócio de locação está em crescimento, o que é um forte indicador das vantagens que escolher essa opção pode acarretar para quem precisa de alugar os mais variados equipamentos. Contudo, lembre-se sempre que tem duas opções principais. Por um lado pode comprar uma betoneira, ou, por outro lado, pode alugar uma. Deve primeiro ponderar sobre qual será a melhor opção para si.

Se tem uma empresa de construção de pequeno tamanho e precisa de equipamento para levar a cabo a construção de um edifício, talvez não disponha da quantidade de capital necessária, como tal, alugar equipamento será a melhor opção. Por outro lado, se já possui equipamento, mas o equipamento não tem as características necessárias para levar a cabo um processo de construção eficaz, deverá considerar o aluguer de equipamento que consiga responder às suas necessidades.

Analisar

Depois de escolher se vai alugar ou comprar, caso escolha a opção de alugar, deverá analisar a sua situação. Que tipo de equipamento precisa? Quais as particularidades que precisa? Deve fazer estas perguntas a si mesmo quando chega a hora de analisar a situação e escolher o equipamento que quer alugar. De todas as formas, o assistente no serviço de locação irá proporcionar-lhe todo o apoio necessário, ajudando-o a analisar a sua situação e identificando quais são as suas necessidades a nível de equipamento para construção.

Comparar

Não se esqueça de comparar produtos e vários serviços de locação. Compare preços e equipamentos de forma a ter a certeza que os equipamentos que aluga cumprem com os requisitos e que não existem surpresas quanto á qualidade nem ao preço. A comparação é um fator essencial no que diz respeito a fazer a escolha acertada.

Precisa de orçamento para fazer obras em casa?

Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da Ordem do Engenheiros. Conta com mais de 10 anos de experiência como projetista de estruturas, sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas, redes de distribuição de gás natural, direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.