engIobra / Máquinas e Equipamentos / Como Escolher Um Camião Betoneira Para A Minha Obra?

Como Escolher Um Camião Betoneira Para A Minha Obra?

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Máquinas e Equipamentos

Publicado em: Máquinas e Equipamentos

Como Escolher Um Camião Betoneira Para A Minha Obra?

Ricardo Rodrigues

O camião betoneira, conhecido no Brasil como caminhão betoneira, é indispensável para o transporte e mistura do concreto, sendo que o concreto é comummente utilizado para a execução de obras, a importância do camião betoneira torna-se assim essencial. Como este tipo de veículo é um aliado indispensável na construção civil, é imperativo ter alguns cuidados durante a utilização do equipamento, isto para evitar custos de reparação, dados desnecessários, e problemas na qualidade do produto final. Muitas pessoas perguntam-se “qual o camião betoneira ideal para a minha obra?”, para responder a essa pergunta vamos dizer-lhe como fazer a escolha certa.

Camião Betoneira

Cuidados A Ter

[dropcap]O[/dropcap] camião betoneira é geralmente utilizado para o transporte do concreto, elemento central na maioria das construções, tudo isto torna este equipamento uma peça de extrema importância para a empresa de construção civil. Como resultado, existem alguns cuidados que dever ser colocados em prática quando se trabalha com este tipo de equipamento.

Camião Betoneira

Existem vários camiões betoneira, e as especificações variam de modelo para modelo, e naturalmente, de fabricante para fabricante. Cada veículo tem uma capacidade máxima de volume, esta capacidade é ditada pelo fabricante e deve ser sempre respeitada para evitar danos e problemas com a carga. No caso do concreto que é misturado no camião betoneira, é bastante importante certificar-se que o produto final, ou seja, o produto que vai ser entregue para ser utilizado em alguma obra, deverá ser de boa qualidade, caso contrário poderá afetar a integridade de toda a obra. A fase inicial de mistura do concreto é uma das fases mais importantes, como tal, deve obedecer a determinadas regras que melhoram a qualidade do produto final.

A velocidade de mistura nesta fase inicial deve ser de entre 12 – 14 rotações por minuto, e de forma a assegurar uma mistura homogénea e de boa qualidade, o tempo de mistura nunca deverá ser menor que cinco minutos. Depois, na hora de descarregar o concreto no local destinado para o efeito, deve agitar-se o concreto entre dois a três minutos, a uma velocidade de rotação muito baixa (cerca de 2 – 3 rotações por minuto), isto assegura que não existe formação de bolhas de ar, nem endurecimento, o que a acontecer, prejudica toda a qualidade do concreto.

Como cada pedido é único, como tal todos os pedidos devem ser atendidos individualmente e respeitados até ao último detalhe, uma vez que o mínimo descuido pode afetar a qualidade de todo o concreto. De tempo em tempo as lâminas que se localizam no interior do tambor do caminhão betoneira, devem ser verificadas para descobrir se existe desgaste ou sujidade, dois fatores que vão afetar a qualidade do produto final, como tal, o camião betoneira é um veículo que deve ser limpo frequentemente e onde a manutenção exerce um papel fundamental.

Cada pedido é único e não pode acontecer que a carga anterior prejudique a carga seguinte. Pequenos detalhes como incrustações de concreto no interior do tambor, resultado da mistura anterior, caso não sejam removidas, irão afetar o processo de mistura do concreto seguinte. Verifique sempre o estado de desgaste e limpeza do camião betoneira, dessa forma assegura-se a qualidade do produto final.

A Escolha Certa

[dropcap]E[/dropcap]xistem vários camiões betoneira, e as especificações variam de acordo com o fabricante. Existem vários fabricantes, e cada fabricante produz diversos modelos. Embora as diferenças não sejam muitas quando vários modelos são comparados, deve ter o cuidado de avaliar cada modelo e cada fabricante, para que possa fazer a escolha certa na hora de comprar um camião betoneira.

Tenha em atenção especificações como o tipo de combustível. O camião betoneira pode ser movido a gasolina, diesel, gás, ou a uma mistura de gás e diesel. Escolher o tipo de combustível pode ser bastante vantajoso na hora da compra, certifique-se que não ignora este componente.

O volume total da capacidade é o que vai ditar a quantidade total de concreto que o camião betoneira pode misturar, escolha a capacidade total mediante as suas necessidades, desta forma fará uma escolha mais personalizada, o que irá resultar na escolha certa.

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

1 comentário em “Como Escolher Um Camião Betoneira Para A Minha Obra?”

Deixe um comentário