engIobra / Projetos / Diferenças entre Arquiteto, Engenheiro Civil e Designer de Interiores

Diferenças entre Arquiteto, Engenheiro Civil e Designer de Interiores

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Projetos

Publicado em: Projetos

Diferenças entre Arquiteto, Engenheiro Civil e Designer de Interiores

Ricardo Rodrigues

A construção civil tem diversas profissões associadas, mas será que você conhece e compreende as diferenças entre algumas dessas profissões? Neste artigo vamos focar as diferenças entre arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores.

Mas antes de avançarmos para a explicação das diferenças entre cada uma das profissões importa salientar que todos estes profissionais se complementam entre si, principalmente em projetos de construção de imóveis residências ou escritórios.

Arquiteto

O arquiteto tem a seu cargo a responsabilidade do projeto, supervisão e execução de obras arquitectónicas. Em termos práticos, podemos referir que o arquiteto controla tudo o que diz respeito ao desenho espaço.

Os arquitetos podem trabalhar em áreas diferenciadas como o urbanismo e o paisagismo. Para aceder à profissão de arquiteto é necessário um diploma superior.

Engenheiro Civil

O engenheiro projeta e realiza obras de diversos tipos, como pontes, estradas ou barragens.

Em obras de construção ou reforma, o engenheiro civil faz o projeto e supervisiona as diferentes fases de construção.

As exigências da engenharia civil obrigam ao estudo de fatores como o impacto do vento, as caraterísticas dos materiais de construção usados, as caraterísticas do sol, etc.

Com base em todos estes parâmetros, o engenheiro civil faz o projeto, determinando as dimensões e escolhendo os materiais que serão usados.

Outras possíveis responsabilidades do engenheiro civil são a supervisão de equipas ou o controle dos prazos da obra.

Serviço: Projetos de estabilidade engiobra

Design de Interiores

O profissional de design de interiores realiza a decoração e a composição de um espaço interiores. O design é descrito como uma técnica cenográfica e visual, ou seja a composição de um espaço.

Toda a organização e planeamento do espaço interno pode ser realizado pelo design de interiores.

O objetivo primordial de alguém que trabalha em design de interiores é garantir que o espaço fique visualmente atraente mas também confortável.

O designer pode trabalhar em espaços habitacionais, comerciais ou até em espaços públicos.

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário