Como Elaborar Um Projeto De Construção De Uma Casa

Como Elaborar Um Projeto De Construção De Uma Casa

Quem não tem o sonho de conceber o projeto de construção de sua própria casa? Se pretende saber como elaborar um projeto de construção de uma casa, encontra aqui a informação que precisa.

Primeiro, convém notar que elaborar o projeto de uma casa exige algum trabalho e alguns conhecimentos. Não é tão simples quanto agarrar em uma folha de papel em branco e fazer alguns riscos.

Quando você olha para a planta de uma casa pode até parecer que a elaboração daquele projeto foi algo muito simples e fácil de saber, mas para chegar à versão final da planta foi preciso muito trabalho.

Para elaborar o projeto de construção de uma casa você irá passar por diversas etapas, até conseguir definir a versão final. Geralmente, podemos dividir esse tipo de projeto em 3 fases: concepção da ideia, rascunho manual ou digital e contratação de um profissional.

Vamos agora analisar cada uma das fases da elaboração do projeto de construção de uma casa.

Concepção da Ideia

Se você está a ler este artigo é provável que já tenha uma ideia da casa dos seus sonhos em sua mente. Possivelmente, você tem uma ideia abrangente sobre aquilo que deseja.

Antes de tentar transpor a ideia para o rascunho, você deve determinar aquilo que é mais importante para você. Quantos dormitório terá a casa, você pretende uma garagem? Como será a área externa?

Desenvolver um projeto do zero e garantir que irá resultar em uma habitação funcional e onde todos os espaços serão devidamente aproveitados pode não ser fácil. Nesse sentido, pode ser pertinente optar por trabalhar seguindo um modelo de uma casa pronta ou de uma planta já existente.

Seja qual for a sua opção, o fundamental da fase de concepção é determinar tudo o que você pretende para a sua habitação.

Elaboração dos Rascunhos

A fase do rascunho consiste em colocar a sua ideia em papel. Mesmo que você não tenha muito talento para desenhar, não deverá ter problemas em preparar o rascunho de uma planta.

Você não precisa de um curso em engenharia ou em arquitetura para fazer um rascunho deste tipo, que servirá apenas como ponto de partida do seu projeto.

De qualquer forma, é muito importante que você tente representar de forma fiel todos os parâmetros da sua ideia. O rascunho deve conseguir transmitir uma boa ideia sobre as dimensões, posicionamento e espaço, para que o profissional de arquitetura que você vai contratar consiga compreender os seus planos.

Se você não tem realmente qualquer talento para o desenho e se não conseguir colocar a sua ideia em papel, não desespere, já que a tecnologia pode dar uma grande ajuda.

Você pode usar um software gratuito para projetar sua futura casa de forma mais fácil e compreensível. As alternativas são várias:

  • Sweet Home 3D – permite construir a planta em 2D e simultaneamente exibe a versão 3D da casa.
  • MyVirtualHome – funciona apenas como modelos prontos. Todas as plantas são apresentadas em 3D
  • AutoDesk Homestyler – Permite criar projetos em 2D e em 3D.

Contratar um Profissional

Para finalizar, você deve procurar um arquiteto para criar a planta baixa final e para tratar do resto do projeto. O profissional de arquitetura vai preparar a documentação necessária para pedir a aprovação do projeto na prefeitura da cidade.

O arquiteto deverá também analisar o seu projeto e fazer reparos quando necessários. A sua ideia pode ter falhas ao nível de espaços, ventilação e iluminação e se isso acontecer, o arquiteto irá sugerir melhorias.

O projeto final irá incluir mais aspetos, como as componentes elétricas e hidráulicas, o desenho da fachada e o formato do telhado.

Experimente!

Agora que você já sabe como elaborar um projeto de construção de uma casa, porque não coloca o que aprendeu em prática e começa agora mesmo a desenhar a casa de seus sonhos.

Os comentários estão desabilitados.