Cimbramento

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Máquinas e Equipamentos

Publicado em: Máquinas e Equipamentos

Cimbramento

Ricardo Rodrigues

Cimbramento é uma estrutura de suporte, geralmente provisória, constituída por um conjunto de elementos que apoiam as vias e lajes, suportando dessa forma as cargas atuantes e transmitindo-as ao pavimento inferior ou ao piso.

Desta forma, o cimbramento deve ser dimensionado levando em consideração a dimensão da carga que será transmitida. Outros fatores que devem condicionar a dimensão do cimbramento são o pé direito e a resistência do material utilizado.

Os elementos que compõem o cimbramento podem dividir-se em:

  • Suporte – torres e escoras
  • Trama – vigotas principais (ou longarinas) e vigotas secundárias (barrotes)
  • Acessórios – as peças que servem para unir e ajustar as mencionadas anteriormente.

Como Funciona o Cimbramento

O scaffolding (cimbramento em inglês) começa pela concretagem. Depois começa o processo de endurecimento do concreto, que dure até que as peças se tornam autoportantes e alcançam o nível de resistência desejado. Isto normalmente acontece em 28 dias.

Neste ponto a maioria das peças de cimbramento podem ser liberadas para a próxima utilização e são posicionadas novas escoras.

Materiais Usados no Cimbramento

O cimbramento utiliza diversos materiais, mas os elementos principais são a madeira e o metal.

Madeira bruta – geralmente é utilizada madeira de troncos de eucalipto como escoras. Contudo, este material apresenta alguns desvantagens por se tratar de um sistema muito rudimentar. O nivelamento através de cunhas de madeira não é o mais preciso. Contudo, este material continua a ser bastante utilizado nas escoras devido ao seu baixo custo e boa disponibilidade.

Madeira serrada – é um sistema que exibe peças de madeira aparelhadas, peças com determinados padrões e encaixes esquematizados. Este sistema tem a seu favor o custo extremamente reduzido e a boa disponibilidade. Continua a ser o sistema preferido em obras que têm prazos de conclusão apertados. As desvantagens incluem o nivelamento impreciso realizado através d cunhas e a dificuldade em ser adaptado a novas obras.

Metal – Diversas empresas especializaram-se na produção, venda e locação de sistemas de cimbramento em metal. Estes sistemas são essencialmente compostos por alumínio e aço e denotam uma grande flexibilidade e resistência. Adicionalmente, permitem realizar ajustes extremamente precisos e encaixes simples.

Cuidados a Ter Com o Cimbramento

O scaffolding ou cimbramento pode influenciar negativamente o custo de uma obra. Caso todo o cimbramento não seja controlado, os prejuízos são prováveis.

Quando é utilizado o cimbramento alugado, eventuais falhas podem fazer com que toda a obra fique fora do controle, o que pode se materializar no pagamento de indemnizações.

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário