engIobra / Máquinas e Equipamentos / O Que É Um Camião Dumper?

O Que É Um Camião Dumper?

Se está a trabalhar ou tem interesse na indústria da construção e/ou engenharia civil, provavelmente já ouviu falar dos camiões dumper, neste artigo vamos explorar esse veículo e responder a todos os que querem saber o que é.

Um dumper ou camião basculante é um veículo utilizado na indústria da construção civil para transporte de grandes quantidades de material solto, como por exemplo, a areia ou terra. Os materiais destinam-se essencialmente á construção. Este veículo pode ter capacidade de até dez toneladas de material, movido por um potente motor a diesel. Possui um sistema hidráulico que lhe permite, no caso de alguns veículos, erguer o material, o que se torna bastante benéfico caso os acessos ao local de descarga do material sejam estreitos.

Exemplo de um camião dumper

Exemplo de um camião dumper

Origens do dumper

Wagon DumperPara saber exatamente o que é, é também fundamental saber um pouco sobre as suas origens, e conhecer o percurso de evolução que este veículo percorreu ao longo dos anos, para se tornar no camião basculante que é nos dias de hoje.

Acredita-se que os primeiros veículos tenham sido concebidos no final do século XIX em fazendas. Devido às necessidades que os fazendeiros tinham em encontrar um meio de transporte que fosse capaz de transportar material pesado em grandes quantidades, surge então o camião dumper primordial que iria ser a base para o camião basculante que conhecemos hoje.

Em 1905 (inicio do século XX), foram desenvolvidos os primeiros camiões movidos por um motor. Nos Estados Unidos, os primeiros motorizados foram construídos por pequenas empresas como a Lauth Juergens e a Galion Buggy, isto ocorreu por volta de 1910. Devido á 1ª Guerra Mundial, o clima bélico fez com que muitas empresas emergissem e outras evoluíssem. Empresas como a Galion Buggy construíram pequenas armações de dumpers que podiam ser posteriormente montadas.

Á medida que a “febre” da construção de dumpers cresceu nos Estados Unidos, outros países se seguiram. No Canadá, um homem chamado Robert Mawhinney juntou em 1920 uma caixa aberta ao original, instalando um sistema básico que permitia uma manipulação fácil da mesma.

Estavam nessa altura criadas as condições necessárias para o seu desenvolvimento para que cumprissem as necessidades das pessoas. Á medida que os anos foram passando e a tecnologia evoluindo, as empresas que fabricavam estes veículos cresceram e muitas outras surgiram, aumentando assim a concorrência no mercado que, aliada á tecnologia desenvolvida, fizeram a combinação perfeita para que os dumpers que conhecemos hoje em dia fossem desenvolvidos.

Camião basculante ou dumper

Como Escolher

Se precisa de um veiculo destes deve ter em conta diversos fatores de forma a tomar a melhor decisão possível. Existem vários tipos, desde os articulados até aos standard. Como é natural existem diferentes empresas que produzem diversos modelos.

Primeiro que tudo, antes de começar a procurar pelo que vai comprar ou alugar, deve saber para que o vai utilizar. Quer um dumper para mover grandes quantidades de material? Nesse caso precisa de um que tenha grande capacidade de carga. A capacidade de carga varia de veiculo para veiculo. Alguns camiões têm uma capacidade de carga de algumas toneladas, outros têm uma capacidade de carga superior a trinta toneladas. Portanto, se precisa de mover grandes quantidades de material de forma rápida, deverá escolher um com a maior capacidade de carga.

Todos queremos economizar, e isso não é excepção no que toca á operação de um dumper. Existem diversas formas para se economizar na hora de escolher o certo. Siga os seguintes passos e descubra como:

  • (1) Depois de saber que tipo procura, está na hora de saber se quer alugar, ou comprar um. Se escolher comprar, tem a opção de comprar um novo ou um em veículo usado. Se for o caso, verifique que o veículo está em bom estado e que existe uma boa relação qualidade/preço.
  • (2) Tome atenção ao tipo de combustível que o camião utiliza, estes veículos podem funcionar a diesel, GPL, entre outros. Certifique-se que seleciona o tipo de combustível mais económico. A longo prazo, a poupança pode ser bastante considerável.

Ao seguir estes simples passos irá conseguir escolher acertadamente o dumper certo para o tipo de atividade que exerce.

Os maiores camiões dumper do mundo

Precisa de orçamento para fazer obras em casa?

Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da Ordem do Engenheiros. Conta com mais de 10 anos de experiência como projetista de estruturas, sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas, redes de distribuição de gás natural, direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.