engIobra / Calculadoras Online / Sólidos Geométricos

Calculadoras para Sólidos Geométricos

Ricardo Rodrigues

Um sólido geométrico é uma figura geométrica tridimensional que pode ser poliedro ou não poliedro, dependendo do tipo de superfície que apresenta.

Os sólidos geométricos poliedros apenas têm superfícies planas e os sólidos geométricos não poliedros têm superfícies planas e curvas.

No trabalho quotidiano de um engenheiro civil os sólidos geométricos são omnipresentes tanto em obra como em projeto, pelo que nunca é de mais relembrar alguns conceitos.

Sólidos Geométricos

Sólido GeométricoDescrição
Paralelepípedo
O paralelepípedo é uma forma geométrica que apresenta seis lados planos e onde dois deles são iguais e paralelos. Estes podem ser retos ou oblíquos, de acordo com as faces laterais do sólido em causa.
Tubo RetangularO tubo retangular é uma forma geométrica bastante usada em construções. Este tubo apresenta uma forma retangular e pode ser de vários materiais, desde o aço, PVC, entre muitos outros.
Cilindro RetoO cilindro reto também é conhecido por cilindro de revolução. Este tipo de cilindro caracteriza-se por apresentar geratrizes perpendiculares à base.
Cilindro ÔcoO cilindro oco é um objeto alongado e que apresenta um aspeto arredondado, tendo o mesmo diâmetro em todo o comprimento. A principal característica deste tipo de cilindro é que ele é oco, ou seja, no seu centro apresenta um buraco.
Elemento Estrutural em IUm elemento estrutural é cada parte específica, mas vinculada, de uma determinada estrutura. Neste caso específico tem a forma de I.
Elemento Estrutural em CUm elemento estrutural em C é uma determinada parte de uma estrutura, que apresenta uma forma em C.
Elementos Estrutural em TUm elemento estrutural em T é parte integrante de uma estrutura, que apresenta uma forma em T.
Esfera CheiaA esfera é um sólido geométrico constituído por uma superfície curva, na qual os pontos estão equidistantes do centro. No caso da esfera cheia, o seu interior é preenchido.
Esfera ÔcaA esfera é um sólido geométrico formado por uma superfície em curva, na qual todos os pontos se encontram à mesma distância do centro. O seu interior é oco.
Cilindro com Secção OblíquaO cilindro com seção oblíqua é um cilindro cuja geratriz é oblíqua às bases.
Cone RetoUm cone reto é um cone que apresenta um eixo de rotação perpendicular à sua base. Este tipo de cone também é conhecido como cone de revolução.
Tronco de ConeO tronco de cone é uma “fatia” cortada de um cone. O “corte” é feito por forma a não intersectar as bases.
Prisma RetoO prisma é um sólido geométrico cujos limites são faces planas. No prisma reto, as arestas laterais apresentam a mesma medida, as arestas laterais são perpendiculares ao plano da base e as faces laterais são retangulares.
Tronco de PirâmideO tronco de pirâmide é uma figura geométrica espacial obtida através da interseção de um plano a uma certa altura da base da pirâmide.
Segmento EsféricoO segmento esférico é a região delimitada por dois planos paralelos que dividem uma esfera, produzindo um novo sólido.
Zona EsféricaSegundo a geometria, a zona esférica é o sólido definido por um corte de uma esfera, obtido através de um par de planos paralelos.
Setor EsféricoO segmento esférico é região delimitada por dois planos paralelos num esfera. Resulta num novo sólido que possui duas bases circulares.
Anel CircularUm anel circular é uma forma geométrica composta por uma região delimitada por dois círculos concêntricos.
Anel AlongadoUm anel alongado é um anel que apresenta um comprimento de alongamento superior ao normal.
BarrilÉ uma forma cilíndrica, geralmente oca. A principal utilização deste tipo de estrutura é o armazenamento de líquidos.

Cálculo de volumes de sólidos

Calculadoras para Sólidos Geométricos

CalculadoraCálculos
Volume de Sólidos Geométricos

Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da Ordem do Engenheiros. Conta com mais de 10 anos de experiência como projetista de estruturas, sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas, redes de distribuição de gás natural, direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Deixe um comentário