engIobra / Calculadoras Online / Sólidos Geométricos / Volumes de sólidos / Cálculo do Volume de um Cilindro Reto

Cálculo do Volume de um Cilindro Reto

Ricardo Rodrigues

A calculadora online do volume de um cilindro reto do EngiObra permite obter o volume deste sólido, numa questão de meros segundos.

O utilizador que pretende obter o volume de um cilindro reto precisa apenas de colocar o diâmetro externo e a altura no respetivo campo e clicar no botão “Calcular”.

Na página de resultados serão apresentados o volume, a área lateral e a área total do cilindro.

Fórmula: V = π.r^2.h

Volume de um Cilindro Reto

Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da Ordem do Engenheiros. Conta com mais de 10 anos de experiência como projetista de estruturas, sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas, redes de distribuição de gás natural, direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

7 comentários em “Cálculo do Volume de um Cilindro Reto”

  1. Meu nome é Richard, sou professor de matemática da rede púbica e engenheiro civil, gostaria de parabeniza-lo pelo programa essa calculadora e excelente e recomendo.

    Responder
    • Richard refaça por favor os cálculos usando 0.2m de diâmetro e 10 metros de altura. Talvez eu esteja enganado, más acho que o resultado não esteja certo.
      um abraço.

      Responder
  2. Refaçam os cálculos usando 0.2m de diâmetro e 10 metros de altura. Talvez eu esteja enganado, más acho que o resultado não esteja certo.
    Más de qualquer forma parabéns pelo site.

    Responder
  3. A equação para calcular o volume de um cilindro pode ser expressa como:

    V = π*r²*h

    onde:
    v: volume do cilindro reto
    r: raio da circunferência da base do cilindro
    h: altura do cilindro

    pois bem, a calculadora pede o valor do diâmetro do cilindro (D), não fazendo a conversão/ consideração para raio em seu processo de cálculo, resultando num valor errado, conforme observado ao utilizar a mesma.

    Responder
  4. Boa tarde,
    Por curiosidade estive a ver a vossa calculadora e apercebi-me de que no calculo do volume pedem o Diâmetro, mas penso que o que pretendiam mencionar é o raio ?

    Responder
    • Olá António,
      Tem razão, estava escrito Diâmetro mas é raio. No entanto a fórmula está correcta. Já fiz a alteração.

      Responder

Deixe um comentário