A Tubagem Infinita de Mo Ehsani

A Tubagem Infinita de Mo Ehsani

O mundo da Engenharia Civil está em permanente mudança, o que se reflete na criação de técnicas de construção cada vez mais avançadas e na utilização de novos materiais. Um dos conceitos mais interessantes que surgiu nos últimos anos é a tubagem infinita de Mo Ehsani.

Mo Ehsani leciona no curso de Engenharia Civil, na Universidade do Arizona, Estados Unidos da América, onde desenvolveu este conceito de utilizar polímeros reforçados com fibras FRP e um novo método de construção, que deverá permitir a construção de uma tubagem com comprimento virtualmente infinito.

Como sabemos, no que concerne ao uso de tubagens na construção civil, a prática comum passa por utilizar a pré-fabricação, com aço, betão, polímeros ou ferro fundido, etc. Posteriormente, essas tubagens pré-fabricadas, são então encaminhadas para o local da obra onde são assentadas.

O sistema InfinitPipe, desenvolvido por Ehsani, simplifica de forma considerável todo o processo, diminuindo as suas etapas. Enquanto, o processo tradicional implica três etapas (o pré-fabrico, o transporte e a colocação), com o sistema InfinitPipe o fabrico da tubagem é realizado no local da obra e facilmente adaptável às necessidades específicas da construção.

Com a tubagem infinita é fácil adaptar parâmetros como o comprimento, secção, ou alinhamento da tubagem, indo de encontro ao que é necessário.

Tubagem Infinita de Mo Ehsani

Processo de Fabrico da Tubagem Infinita

Apesar do conceito por trás da tubagem infinita poder parecer algo complexo, na verdade, o processo de fabrico é relativamente simples. Para a aplicação do sistema InfinitPipe é aplicado um molde tubular, cujo diâmetro pode ser ajustado, com diversas camadas de grelha plástica e de fibra de vidro ou carbono, que por sua vez deve estar imbuída em resina epoxy, garantindo que irá secar mais rapidamente.

Após ter secado, a tubagem pode ser desenformada de forma fácil, deslizando em seguida ao longo do molde. Podem ir sendo acrescentadas novas secções, enquanto for necessário.

É exatamente a ausência de juntas de assemblagem que permite que esta seja uma “tubagem infinita”.

As Inúmeras Vantagens do Sistema InfinitPipe

Uma das principais vantagens da utilização do sistema InfinitPipe reside mesmo na redução da possibilidade de fugas, através da eliminação das juntas.

Reduzir a possibilidade de ocorrerem fugas é muito importante, quando a tubagem transporta água, mas é fundamental quando o líquido transportado tem caraterísticas mais perigosas.

A tubagem infinita apresenta também a particularidade de poder ser montada num veículo, que pode movimentar-se, conforme a tubagem vai sendo fabricada e assentada. Isto garante que todo o processo decorre de forma mais célere.

Considerando que os FRP não sofrem corrosão e precisam de proteção catódica, podemos também concluir que os custos de manutenção associados à tubagem infinita são consideravelmente menores, do que os custos das tubagens comuns.

É preciso ainda realçar que o sistema InfinitPipe é também mais sustentável, uma vez que elimina a necessidade de transportar as tubagens até à obra.

InfinitPipe

Um Sistema Que Fará Parte do Futuro da Engenharia

Face às inúmeras vantagens que a tubagem infinita de Mo Ehsani apresenta, é expectável que este sistema faça cada vez mais parte do futuro da Engenharia Civil.

A maior evidência de que isso já está a acontecer é a utilização deste sistema em diversas obras de grande dimensão, nos Estados Unidos.

Deixe uma Resposta.