Importância dos Elevadores de Carga na Construção Civil

Importância dos Elevadores de Carga na Construção Civil

Os elevadores de carga na construção civil são equipamentos bastante importantes pois contribuem direta e indiretamente para uma maior qualidade da obra e uma maior rapidez. Se não existissem elevadores de carga, os operários teriam que carregar a carga utilizando apenas a força física, o resultado seria: cansaço e demora. Contudo, como existem elevadores, transportar cargas pesadas tornou-se uma tarefa muito mais fácil, acelerando o processo de construção, desta forma os elevadores de carga contribuem diretamente para acelerar a obra permitindo a movimentação rápida de cargas pesadas.

Por outro lado, os elevadores de carga contribuem indiretamente para melhorar a qualidade da construção e para aumentar a velocidade de construção da obra, isto porque vão estar a poupar os operários de esforços físicos que provocariam níveis altos de fadiga, o que se reflete posteriormente na qualidade e velocidade do processo de construção.

Elevadores de carda

História

Cerca do século I antes de Cristo, quando o Império Romano ainda reinava, foi criada a primeira versão de um elevador de carga, que iria dar origem, vários séculos mais tarde, aos elevadores que temos á nossa disposição nos dias de hoje. Nesse elevador de carga Romano, existia um sistema de roldanas que eram movidas pela força humana, animal, ou da água; essa força era depois utilizada para fazer com que as roldanas fizessem mover a carga em sentido vertical. Hoje temos vários tipos de elevadores, vamos explorar dois deles, bem como algumas medidas de proteção.

Tipos de Elevadores de Carga

Elevador a Cabo

O elevador a cabo, também apelidado de “prancha” é um elevador de carga constituído por uma torre, uma cabina, e um guincho. A cabina é movimentada através de um cabo de aço que se vai enrolando ou desenrolando á medida que a cabina sobe ou desce.

Temos neste tipo de elevador cabinas semifechadas, que devem ser usadas apenas para transporte de materiais. E ainda existem as cabinas fechadas que são ideais para transporte de pessoas, também podem ser utilizadas para transporte de materiais, contudo não e recomendável que sejam simultaneamente transportadas pessoas e materiais.

Elevador Cremalheira

O elevador cremalheira funciona através de uma barra dentada e de uma engrenagem especialmente desenhada para aquela barra. Todo o sistema deste elevador irá garantir que as pessoas e a carga possam ser facilmente movidas. Acelerando assim o processo de construção.

Depois de ficar a conhecer estes dois tipos diferentes de elevadores, talvez se esteja a perguntar qual será o tipo de elevador mais indicado para a construção civil. Embora ambos os tipos cumpram a sua função que é mover cargas e pessoas, em termos de benefício, podemos destacar o elevador cremalheira como a melhor opção para a construção civil.

Este tipo de elevador foi desenhado para desempenhar este tipo de atividades na indústria da construção civil. A estrutura é pré-montada, o que significa que o tempo o processo de montagem e desmontagem é extremamente mais simples e rápido quando comparado com o elevador a cabo.

Para ser montado, o elevador cremalheira requer apenas uma semana, o elevador a cabo vai requerer pelo menos duas. Já se o caso forem obras industriais, o tempo de montagem para um elevador a cabo é de 10 a 12 semanas, no entanto, o elevador a cremalheira requer apenas entre 3 a 4.

No que diz respeito á fixação, considera-se que o elevador cremalheira é mais seguro. Em termos de segurança, os sistemas de frenagem no elevador cremalheira são mais eficazes. O elevador cremalheira transporta o dobro de pessoas que um elevador a cabo, o único ponto desfavorável é que o seu preço é bastante superior ao do elevador a cabo. Em conclusão, pode afirmar-se que o elevador cremalheira é o elevador ideal para a construção de obras.

Medidas de Proteção

Tanto o elevador a cabo como o elevador cremalheira, possuem sistemas de segurança que diminuem o risco de acidentes. No entanto verificamos que os sistemas de segurança presentes no elevador cremalheira são mais eficazes que os que se encontram no elevador a cabo.

Não obstante, não podemos apenas ter em conta os sistemas de segurança presentes nos elevadores, grande parte das medidas de prevenção são levadas a cabo pelos utilizadores dos elevadores.

a) Operários Qualificados: Este é um fator essencial para evitar danos, certifique-se que tem apenas operários qualificados a operar o elevador e a executarem o processo de montagem/desmontagem.

b) Por último, é essencial que sejam realizadas várias inspeções:

  1. Quando recebe um novo elevador deve ter a certeza que um inspetor profissional está encarregue do processo de inspeção.
  2. Uma inspeção diária para assegurar o bom funcionamento é essencial, não tem que ser uma inspeção intensiva, mas sim uma inspeção que permita assegurar o bom funcionamento e segurança.
  3. Devem ser executadas inspeções periódicas exaustivas para garantir que todo o equipamento funciona a 100% não esquecendo a segurança.

c) Manutenção: As manutenções devem ser efetuadas por um técnico especializado, de forma a assegurar a total segurança e o total funcionamento do elevador.

1 Comentário
  1. Boa tarde eu gostaria de saber se existe alguma NR que me obrigue a instalar elevador na obra, pois estou construindo um prédio de 50 mt de altura. desde já obrigado.

Os comentários estão desabilitados.