Tenha um Apartamento Ecológico com 13 Ideias Simples

Cada vez mais se houve falar de proteção ambiental e de poupanças, no entanto a maior parte das pessoas não sabem ainda como é que é possível ter um apartamento ecológico e desta forma conseguir obter algumas poupanças mensais.

Vamos hoje dar-lhe 13 ideias simples para que tenha um apartamento ecológico fazendo apenas pequenas alterações na sua casa.

13 Ideias para Ter um Apartamento Ecológico

Ter um apartamento ecológico não é tão difícil como a maior parte das pessoas pensa. É apenas necessário realizar algumas pequenas alterações que vão ajudar o planeta e a sua carteira.

1 – Troque as lâmpadas

Se quer ter um apartamento ecológico, um dos primeiros passos é trocar todas as lâmpadas tradicionais que tem em casa, por lâmpadas ecológicas. Existem diferenças bastante consideráveis entre ambas (pode saber mais informação aqui).

Esta alteração, vai permitir-lhe não só poupar algum dinheiro (embora as lâmpadas LED sejam um pouco mais caras do que as tradicionais, a curto / médio prazo vão ajudá-lo a poupar dinheiro).

2 – Sensores de Movimento

Para apartamentos um pouco maiores, é também uma boa opção colocar lâmpadas com sensores de movimentos em espaços de passagem, que apenas se ligam se alguém passar por elas (evitando assim que fiquem ligadas por esquecimento).

3 – Monitorize o consumo de eletricidade

De forma a ter um apartamento ecológico, não basta só trocas as lâmpadas. É muito importante que monitorize o sue consumo de forma a saber quanto é que está a gastar (e poder desta forma comparar com o que gastava antes e ir ajustando pequenos aparelhos aumentando desta forma a poupança).

4 – Invista em painéis solares

Embora possa ser um investimento inicial bastante dispendioso (existem até créditos específicos para quem pretende a instalação dos mesmos), os painéis solares são uma ótima alternativa e que a médio / longo prazo vão fazer com que poupe imenso dinheiro (e ajude ainda mais o planeta com a obtenção de energias renováveis – e quem sabe se não poderá depois vender uma parte da energia que produz?).

5 – Escolha um chuveiro com pouco fluxo

A água potável é um dos bens mais escassos do nosso planeta, assim sendo, é extremamente importante poupá-la. No entanto no dia-a-dia, com todos os afazeres as pessoas acabam por desperdiçar mais água do que aquilo que é necessário.

Por exemplo, se trocar o seu chuveiro por um de baixo fluxo, vai desperdiçar muito menos água, além de que pode aproveitar enquanto a água aquece para reservar o excedente (sim, porque nós sabemos que são poucas as pessoas que entram no duche antes de a água aquecer) para colocar nas descargas da sanita ou para regar as plantas.

6 – Poupe nas descargas da sanita

Com o mesmo funcionamento do chuveiro, pode também alterar o mecanismo de descarga da sanita para um com menos fluxo, pois dessa forma vai poupar não só nas descargas, como na conta da água.

Uma pequena mudança, representa uma grande poupança.

7 – Isole o apartamento

Para ter um apartamento ecológico é importante que não tenha fugas de ar no mesmo (nas portas e nas janelas). Assim sendo, pode pensar em isolar as fugas das janelas e das portas, assim como as tomadas dos interruptores.

Desta forma, consegue manter a temperatura da casa e poupa energia (e dinheiro).

8 – Termostato programável

Se está a pensar comprar um termostato para manter a temperatura da sua casa, opte por um programável, pois desta forma é possível regular o mesmo e apenas liga-lo quando é realmente necessário.

Assim, evita desperdício de energia e aumentos absurdos nas suas contas de eletricidade.

9 – Ventiladores

Se precisa de comprar um ar condicionado, pense numa alternativa mais ecológica como um ventilador. Além de estes lhe permitirem que o ar circule por todo o apartamento, evitando assim ter de comprar mais um aquecedor ou aparelho extra, é bastante mais rentável.

10 – Eletrodomésticos de baixo consumo

Se por algum motivo um dos seus eletrodomésticos avariou (seja o frigorífico ou uma das televisões), opte por comprar um que seja de categoria A ou AA, pois estes são os mais ecológicos (ou seja, são mais amigos do ambiente) e gastam menos energia.

11 – Compre móveis reciclados

Se está a pensar remodelar alguma das divisões da sua casa, opte por tentar comprar móveis que sejam confecionados através de madeira reciclada.

Além de estar a ajudar o ambiente (pois evita que sejam cortadas árvores para a confeção de mais móveis) permite-lhe ter peças únicas na sua casa (note que caso não goste da cor do mesmo, existem no mercado tintas com base de água que pode usar).

12 – Janelas ecológicas

Cada vez mais as pessoas optam por ter janelas com vidros duplos de forma a evitar ouvir tanto barulho da rua, assim sem o seu próximo passo é fazer a aquisição deste tipo de janelas, opte por aquelas que tenham molduras em madeira uma vez que as mesmas são mais simples de reparar e muito menos poluentes (além de que duram muito mais tempo).

13 – Tintas ecológicas

Se vai ter de pintar a sua casa novamente, opte por uma tinta que seja mais amiga do ambiente.

Basta falar com um colaborar de uma loja de tintas ou ver online quais as melhores, uma vez que hoje em dia são bastante simples de encontrar e o valor das mesmas não é muito mais elevado que o de uma tinta normal.

Estas são as nossas 13 dicas simples que pode utilizar para ter um apartamento mais ecológico. Salientamos que ao colocar em prática as mesmas, não vai apenas melhorar um pouco a saúde ambiental do nosso planeta, vai também melhorar a médio/longo prazo a saúde da sua carteira (e a verdade é que em tempos de crise essa é uma boa justificação).

Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.

Deixe uma Resposta.