engIobra / Obras em Casa / Iluminação E Ventilação De Casas Em L: O Que Precisa Saber

Iluminação E Ventilação De Casas Em L: O Que Precisa Saber

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Obras em Casa

Publicado em: Obras em Casa

Iluminação E Ventilação De Casas Em L: O Que Precisa Saber

Ricardo Rodrigues

Muitos dos leitores do engIobra têm casas em L, uma vez que esse tipo de construção é bastante frequente no Brasil. Quando me refiro a uma casa em L, estou na verdade a fazer referência aos modelos de casa que possuem a forma da letra “L” em planta.

A construção em L continua a ser tão popular porque, muitas vezes, deixa espaço para expandir a construção no terreno da frente. Assim, a construção é feita sobretudo no fundo do terreno, sendo a parte da frente deixada para possíveis novas construções.

Apesar deste modelo de construção ser tão popular no Brasil, são poucas as pessoas que se preocupam com as particularidades que estas casas exigem em termos de iluminação e ventilação. Neste artigo, vou compartilhar o que precisa de saber sobre iluminação e ventilação de casas em L.

Cuidados a Ter Com A Ventilação

A questão mais importante quando você vive em uma casa em L é a ventilação. Devido à forma da construção, o ar destas casas não circula de forma conveniente. Na maioria dos casos, o ar não tem por onde sair no fundo da casa.

Assim, mesmo que existam portas e janelas na parte da frente da residência, a ventilação nunca será feita de forma otimizada. O resultado é quase sempre uma casa demasiado quente.

Se você tem uma casa em L e já tinha procurado perceber por que as temperaturas são tão altas em seu interior, encontrou agora a resposta.

Problemas de Iluminação

Em termos de iluminação, o grande problema das casas em L é geralmente o cômodo que fica na curva do L. Quando a construção não é bem planejada, pode acontecer que esse cômodo sofra uma grande carência de luz natural, o que pode obrigar até à utilização de iluminação artificial.

Usar iluminação artificial durante o dia não é apenas prejudicial para seu bolso, mas também tem impacto em sua saúde e até prejudica seu humor e sua produtividade.

O problema se torna mais grave quando o cômodo afeta pela falta de divisão natural é a sala, ou outro lugar onde a família passa muito tempo durante o dia.

Será Que A Casa Em L É De Evitar?

Apesar de as casas em L apresentarem com frequência problemas em termos de iluminação e ventilação, não quero de nenhuma forma afirmar que todas as casas desse tipo têm problemas. Como acontece em todas as construções, tudo depende do bom planejamento da construção e da observação das particularidade da habitação e de sua localização.

Em alguns casos e sobretudo quando existem limitações em termos do terreno disponível para construção, a opção por uma planta em L pode ser realmente a melhor alternativa. E claro, a possibilidade de mais tarde expandir a construção, aumentando o tamanho da casa também é um fator a ter em conta.

Se você pensa construir uma casa em L, observe as notas que eu aqui apresentei e tente garantir que estes problemas não irão ter impacto em sua nova casa. Se vive em uma casa em L e se é afetado pelos problemas aqui mencionados, pode recorrer a soluções como a instalação de ventiladores e de ar-condicionado.

[flat_button text=”Pedir Orçamento de Arquitetura” title=”Flat Button” url=”https://engiobra.com/pedir-orcamentos/arquitetura/” padding=”10px 20px” bg_color=”#2568AF” border_color=”#2568AF” border_width=”0px” text_color=”#FFFFFF” text_size=”16px” align=”center” target=”_blank”]

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário