Diferenças entre Arquiteto, Engenheiro Civil e Designer de Interiores

Diferenças entre Arquiteto, Engenheiro Civil e Designer de Interiores

A construção civil tem diversas profissões associadas, mas será que você conhece e compreende as diferenças entre algumas dessas profissões? Neste artigo vamos focar as diferenças entre arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores.

Mas antes de avançarmos para a explicação das diferenças entre cada uma das profissões importa salientar que todos estes profissionais se complementam entre si, principalmente em projetos de construção de imóveis residências ou escritórios.

Arquiteto

O arquiteto tem a seu cargo a responsabilidade do projeto, supervisão e execução de obras arquitetônicas. Em termos práticos, podemos referir que o arquiteto controla tudo o que diz respeito ao desenho espaço.

Os arquitetos podem trabalhar em áreas diferenciadas como o urbanismo e o paisagismo. Para aceder à profissão de arquiteto é necessário um diploma superior.

Engenheiro Civil

O engenheiro projeta e realiza obras de diversos tipos, como pontes, estradas ou barragens.

Em obras de construção ou reforma, o engenheiro civil faz o projeto e supervisiona as diferentes fases de construção.

As exigências da engenharia civil obrigam ao estudo de fatores como o impacto do vento, as caraterísticas dos materiais de construção usados, as caraterísticas do sol, etc.

Com base em todos estes parâmetros, o engenheiro civil faz o projeto, determinando as dimensões e escolhendo os materiais que serão usados.

Outras possíveis responsabilidades do engenheiro civil são a supervisão de equipas ou o controle dos prazos da obra.

Design de Interiores

O profissional de design de interiores realiza a decoração e a composição de um espaço interiores. O design é descrito como uma técnica cenográfica e visual, ou seja a composição de um espaço. Toda a organização e planejamento do espaço interno pode ser realizado pelo design de interiores.

O objetivo primordial de alguém que trabalha em design de interiores é garantir que o espaço fique visualmente atraente mas também confortável.

O designer pode trabalhar em espaços habitacionais, comerciais ou até em espaços públicos.

Deixe uma Resposta.