engIobra / Calculadoras Online / Calculadora: Volume de Água de uma Piscina

Calculadora: Volume de Água de uma Piscina

Autor: Ricardo Rodrigues

Tipos de piscinas

Volume em m3 e em Litros

Como funciona a calculadora de volume?

A utilização desta calculadora online é extremamente simples e intuitiva, como é a norma de todas as calculadoras do EngiObra.

Comece por determinar o tipo de piscina, mediante a sua forma, relembro que as piscinas podem ser:

  1. Piscinas Retangulares
  2. Piscinas Quadradas
  3. Piscinas Circulares
  4. Piscinas Ovais
  5. Piscinas Irregulares
  6. Piscinas Retangulares com Cantos Arredondados

Depois deve inserir o comprimento da piscina, a altura maior e a altura menor. Todos os valores devem ser inseridos em metros.

Após todos os campos terem sido preenchidos, clique em Calcular para obter os resultados (altura média, volume da piscina em m3 e Litros.

Por diversas razões, é útil saber como calcular o volume de água de uma piscina, mas como se sabe, existem diversos tipos de piscinas, com diferentes configurações. Para ajudar nesta tarefa, criei esta simples e prática calculadora online que permite determinar o volume de água dos 6 tipos de piscinas mais comuns no mercado.

Agora, para calcular o volume de água de uma determinada piscina já não é necessário saber qual a fórmula certa. Basta utilizar esta calculadora de volume de água de piscina para rapidamente obter o valor desejado.

O cálculo do volume de água de uma piscina é feito a partir da determinação da área destes espaços. Conhecer a área de uma piscina também permite determinar qual a potência necessária para manter a temperatura da água ao nível desejado.

Caso pretenda calcular o volume de água de uma piscina com outras outras formas geométricas, utilize a seguinte formula geral:

V = A x Hm

Hm = (H1 + H2)/2

em que;

  • V - Volume da piscina (m3)
  • A - Área da piscina (m2);
  • Hm -  Altura média (m);
  • H1 - Altura máxima (m);
  • H2 - Altura mínima (m).

Porque é importante calcular o volume de água de uma piscina?

Conhecer o volume de água que uma determinada piscina leva, permite fazer uma melhor gestão da sua manutenção. E

ntre outros aspetos, conhecer este valor permite:

  • Colocar a quantidade exata de produtos químicos para fazer o tratamento da água;
  • Determinar qual a potência necessária da bomba e qual a dimensão certa do filtro;
  • Determinar qual é a potência necessária para aquecer a água.

Desta forma, é fácil de perceber que conhecer o volume de uma piscina é muito mais do que uma simples curiosidade. Esta informação é determinante para garantir que a piscina é mantida da forma correta, mas também é essencial para que a sua utilização seja o mais eficiente possível.

Ao conhecer qual a potência necessária para o funcionamento da bomba ou para o correto funcionamento dos aquecedores de água, é possível alcançar uma poupança energética substancial.

Adicionalmente, conhecer esta informação permite fazer o tratamento adequado da água, não correndo o risco de colocar demasiados produtos químicos na piscina.

Para determinar a área de uma piscina com outras formas geométricas utilize as calculadoras de áreas. Aqui pode escolher a figura plana que melhor representa a sua piscina, depois é só multiplicar pela altura média Hm.

Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da Ordem do Engenheiros. Conta com mais de 10 anos de experiência como projetista de estruturas, sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas, redes de distribuição de gás natural, direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

8 comentários em “Calculadora: Volume de Água de uma Piscina”

  1. tenho uma piscina que mede 2.50 por 3.30 e um quebra onda de o,80 dos quatros lados, sendo a altura de 10 cm, nao consigo saber a quantidade de litros, se me responder fico grata, por email

    Responder
  2. nova consulta, tenho uma piscina que mede 2.50 por 3.50 de fundura 1.20, quebra onda de 4.10 de largura por 5.10 de comprimento a altura do quebra onda é de acima do nivel da piscina é de 0,10 cm

    Responder

Deixe um comentário