engIobra / Calculadoras Online / Secões Transversais / Propriedades de uma Seção Transversal Tubular Retangular

Propriedades de uma Seção Transversal Tubular Retangular

Ricardo Rodrigues

A Secção Transversal Tubular Retangular é um cálculo bastante importante e usual para os engenheiros civis. Ainda assim, a sua fórmula de cálculo complexa faz com que encontrar o resultado pretendido seja uma tarefa morosa.

Foi a pensar em simplificar a vida dos engenheiros civis que desenvolvemos esta calculadora de Seção Transversal Tubular Retangular, onde basta introduzir os dados básicos para o cálculo pretendido e clicar no botão “Calcular”. O resultado é apresentado em poucos segundos, indicando todos os dados necessário.

Experimente a nossa calculadora de Seção Transversal Tubular Retangular e comprove por si mesmo como este cálculo pode realizado de forma simples, rápida e prática.

Seção Transversal Tubular Retangular

Seção Transversal Tubular Retangular

Calculadora de Propriedades

Nesta calculadora pode determinar as seguintes propriedades fisicas de uma seção retangular: Áreas, Volumes, Momento de Inércia, Momento Polar de Inércia, Posição do Centroid, Módulo de Resistência, Raio de Giração ou Raio de Inércia.

Definições das Propriedades Calculadas

Nomenclatura Utilizada

Nomenclatura Simbologia Unidades
A
xg
yg
Ixx
Iyy
J
Wxx
Wyy
rxx
ryy
Peso Próprio P.P.

Outras Seções Transversais

Tipo de Seção Transversal Calculadora Online
Seção Transversal RetangularSeção Transversal Retangular
Seção Transversal Circular Cheia
Seção Transversal Circular Vazada
Seção Transversal em C
Seção Transversal em T

Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da Ordem do Engenheiros. Conta com mais de 10 anos de experiência como projetista de estruturas, sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas, redes de distribuição de gás natural, direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

6 comentários em “Propriedades de uma Seção Transversal Tubular Retangular”

  1. Olá boa tarde!

    Gostaria de deixar uma sugestão, seria em deixar pelo menos umas 4 casas decimais após a vírgula para dar uma valor mais exato principalmente no volume e peso próprio.

    Att:

    Luciana

    Responder
    • Boa tarde Luciana,

      Sugestão aceite. Os resultados do Volume e do Peso Próprio passam a ser apresentados com 4 casas decimais.

      Obrigado pela sugestão.

      Responder
  2. Olá, bom dia.
    Tudo bem?
    Obrigado pelo trabalho em disponibilizar, em alguns casos para pefis de pequenas dimensões o cálculo fica melhor se utilizado o Wxx em cm^3. Consegue disponibilizar uma fórmula no site ou enviar a planilha?
    PS.: acredito que se eu entrar com os valores nos campos B, b, H e h com a dimensão em milímetros multiplicado por 10 o valor do Wxx fica em cm^3 nessa calculadora online, estou certo?

    Responder
  3. Bom dia,
    Gostaria de saber qual a resistência ( quanto peso aguenta um tubo quadrado com medidas 50mm com 2mm de espessura e 1m de comprimento

    Responder

Deixe um comentário