O Que É O Pé Direito Na Construção De Uma Habitação

A construção civil utiliza alguns termos muito específicos que podem confundir quem não está familiarizado com a indústria. Estes termos são importantes não só durante a construção de uma casa, mas também na contratação de serviço e na compra de materiais de construção. Nesse sentido, hoje vou focar minha atenção no pé direito.

O Que É o Pé Direito de Uma Casa

Vamos avançar então: o que é um pé direito na construção de uma habitação. Apesar de este termo ser muito comum na construção, é possível que você nunca o tenha ouvido antes.

Pé direito é simplesmente a altura entre o piso e o teto de uma habitação, em seu interior. Se você estiver no interior de sua casa, então podemos afirmar que pé direito é a soma da altura da parede com a laje. Simples, não é?

O conceito de pé direito é absolutamente relevante no processo de construção da casa, pois se algo falhar existirão repercussões negativas na usabilidade da habitação.

Qual É o Pé Direito Certo?

Uma das principais dúvidas sobre este conceito reside em saber se o pé direito deve ser baixo ou alto. Muitas pessoas também questionam se existe uma altura de referência para o pé direito.

Uma vez que cada construção possui suas próprias caraterísticas, não existe uma padrão de altura de pé direito.

Contudo, podemos falar em valores recomendáveis para garantir o conforto e a funcionalidade da habitação. Nesse sentido podemos afirmar que a altura mínima do pé direito deve ser de 2,80m, tendo o valor de 3 metros como uma boa referência.

Ultrapassar os 3 metros é uma decisão da responsabilidade do dono da obra ou do construtor. Por exemplo, se existe a intenção de fazer com que um determinando cômodo apresente um design diferente dos restantes, pode ser útil fazer o pé direito desse cômodo mais alto.

Erguer um pé direito mais alto não representa normalmente qualquer desvantagem em termos de construção, a não ser a necessidade de usar mais materiais em sua construção (e claro, exigir um maior gasto em mão de obra).

Mas quando uma casa é construída com o pé direito demasiado baixo, os problemas são reais e se traduzem sobretudo em um ambiente pouco confortável.

Pé Direito Duplo

Existe ainda outro conceito que é importante referir, pois também é muito comum na construção: pé direito duplo. Como o próprio nome dica, consiste na utilização do dobro da altura padrão do pé direito.

Esta é uma solução muito usado em espaços como uma vertente social, como a sala de estar ou a sala de jantar. A adoção do pé direito duplo permite ganhos estéticos e proporciona ainda outros benefícios como maior entrada de luz e ar.

A grande desvantagem do pé direito duplo é a possibilidade da maior altura de construção gerar eco. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido, se forem usados materiais que permitem abafar o som, como tecidos cobrindo a parede ou forros de gesso.

Os comentários estão desabilitados.