Área de um Círculo
A área de um círculo é a medida relacionada com a região limitada pela circunferência da figura plana.
O cálculo é feito consoante o raio, ou seja, a distância do centro até um ponto qualquer da circunferência, e o valor do número pi (aproximadamente 3,141).
Para calcular a área do círculo devemos utilizar a seguinte fórmula:
A = π . r2
Onde,
π: constante Pi (3,14)
r: raio
O cálculo desta medida é muito importante na engenharia civil, pois através dele é possível obter, por exemplo, a área circular de construção de uma piscina redonda, uma arena desportiva, uma cisterna ou, até mesmo, uma horta.
Apesar de a figura do círculo estar estreitamente ligada à circunferência é importante ressaltar que se tratam de figuras diferentes.
O círculo ou disco é uma figura pertencente ao âmbito da geometria plana, sendo formado por um conjunto de pontos dentro do plano, cuja superfície é limitada por uma circunferência.
Dito isto, a circunferência, por sua vez, corresponde ao espaço geométrico de uma região circular.
Por outras palavras, podemos dizer que o círculo consiste na região interna limitada pela circunferência. Além disso, ambas as figuras possuem dois elementos em comum, que são o diâmetro e o raio.
Define-se por diâmetro uma espécie de corda que passa pelo centro do círculo. Já o raio é definido como a distância do centro até um ponto qualquer da circunferência, que equivale a metade do diâmetro.