Escolher o pavimento para a garagem não é bem o mesmo que escolher o chão para a cozinha ou para a sala de estar (até porque numa garagem ao ter um carro estacionado, existe a probabilidade de ele eventualmente perder óleo, o chão ficar marcado e bastante sujo…).
Contrariamente ao que acontece com o pavimento da sua casa, ao escolher o que vai revestir o chão da mesma, deve ter em conta pelo menos três aspetos muito importantes:
- Durabilidade – Ninguém quer gastar uma pequena fortuna a colocar pavimento na garagem de 2 em 2 anos. Por isso, deve ter sempre muito cuidado ao escolher o tipo de material.
- Capacidade de limpeza – Todas as pessoas sabem que existem superfícies mais simples de limpar do que outras. Um carro acumula sempre bastante terra e pó nas rodas. Assim sendo, ao escolher o pavimento para a sua garagem deve ter em conta a facilidade de limpeza do mesmo (por exemplo um pavimento liso é mais simples de limpar que um rugoso).
- Manutenção – Na hora de escolher o pavimento certo para a garagem, a manutenção também é algo bastante importante e que deve ter em conta. Isto porque a manutenção de um pavimento é tão importante quanto a sua durabilidade.
Tipos de pavimentos para garagem
Uma garagem para algumas pessoas não serve apenas para colocar o carro. Serve de oficina, arrumo de ferramentas e móveis e, por vezes, até de arrecadação.
Assim sendo, antes de escolher o pavimento certo para a garagem, deve ter em conta qual a utilização que irá fazer do mesmo.
Vamos dar-lhe alguns exemplos de pavimentos que pode utilizar.
Veja também: Comparação de Materiais de Construção
1 – PVC
Os PVC com cerca de ¼ de polegada de espessura são bastante resistentes à maior parte dos produtos químicos (graxa, óleo…), assim como à maior parte das substâncias corrosivas que se possa ter numa garagem.
Além de ser bastante simples de limpar (talvez o mais simples de todos), está disponível em diversas cores e formatos. Além de conseguir suportar o peso de qualquer tipo de carro ou móvel que queira colocar na sua garagem.
2 – Betão
Este tipo de pavimento é ótimo se apenas tenciona utilizar a garagem para arrumação e para coisas básicas, como guardar a mota ou as bicicletas.
O betão é um material bastante barato e que quando bem cuidado pode durar uma vida inteira (além de que é muito simples de limpar – podendo até utilizar uma mangueira para o fazer).
3 – Tapete
Se pretende transformar a sua garagem num espaço de lazer e de brincadeira para os mais novos, a melhor opção passa por um piso de tapete. Saiba que eles podem andar pelo chão à vontade que não se vão aleijar.
Com este tipo de pavimento é importante ter alguns cuidados extra. Isto porque antes de o colocar no chão vai ter de forrar o mesmo e, posteriormente, colocar uma camada extra de isolamento.
4 – Piso com cor
Caso a garagem seja para manter o carro e pouco mais do que isso, mas não acha piada ao concreto (devido à sua cor cinzenta), pode optar por um piso com cor.
Embora não sejam a alternativa mais em conta, são bastante simples de limpar, duram bastantes anos e dão um ar muito mais agradável à sua garagem.
5 – Madeira
Embora a madeira seja um ótimo tipo de pavimento para se colocar em quartos, pode não ser o melhor para a sua garagem (como é obvio vai depender imenso da utilidade que irá dar à mesma).
No entanto, se apenas vai utilizar este espaço para guardar materiais e pouco mais, esta poderá ser uma ótima solução, uma vez que é bastante simples de montar e super simples de limpar.
Se optar por ser você a montar este piso, tenha em conta que não o deve colar (basta encaixar os blocos de madeira nas ranhuras) e deve ainda deixar uma folga nas bordas para que a madeira possa expandir ou contrair de acordo com as variações de temperatura.
6 – Piso de cerâmica
O piso de cerâmica pode ser uma boa opção para a sua garagem, uma vez que é prático de colocar, baratos e simples para limpar (embora no que respeite a durabilidade não seja o melhor, pois tem uma boa probabilidade de ele se rachar em algum momento).
Embora possa colocar o carro numa garagem com pavimento de cerâmica, precisa ter em conta que os pneus vão chiar em cima do mesmo.
7 – Fulget
O fulget ou granilite lavado é outro material que tem sido muito utilizado como pavimento para garagem.
O fulget resulta da combinação de cimento, aditivos e granulados de pedras naturais de várias cores.
A sua textura áspera e antiderrapante é excelente para garagens. Além de fácil de lavar, possui um custo acessível e é ainda durável e renovável, já que apenas as áreas danificadas podem ser refeitas.
8 – Piso em borracha
O piso em borracha ou pavimento de PVC é produzido a partir da reciclagem deste material.
É aconselhável que este tipo de piso seja instalado em ambientes que demandam grandes pavimentações, pois a sua relação de custo benefício é bem atrativa aos usuários.
Além disso, o material proporciona um piso antiderrapante para garagem e a sua instalação é bem simples, o que facilita e reduz o tempo de mão de obra no local.
Agora que já sabe qual o pavimento certo para a garagem, já pode começar a por mãos à obra ou solicitar orçamento para realizar essa pequena obra.
No entanto, antes de o fazer, tenha em conta quais as reais necessidades que a garagem vai satisfazer, pois como viu, o pavimento certo para a garagem depende efetivamente da utilidade que lhe vai dar.
Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos, pois teremos todo o gosto em ajudar.
Veja também: