Muitas famílias continuam a privilegiar as lareiras como fonte de conforto nos dias mais frios. Contudo, para que a lareira não se transforme num problema, é necessário realizar uma manutenção frequente.
Se, no seu caso, os problemas já tiverem surgido, leia este artigo e resolva os problemas com lareiras.
Principais problemas com lareiras e como resolvê-los
Antes de falarmos especificamente sobre os problemas mais comuns com lareiras e de apresentarmos as dicas para resolvê-los, é interessante explicar um pouco sobre os tipos de lareiras e as suas características.
1. Lareiras à lenha
Estes são os modelos mais conhecidos e tradicionais, encontrados geralmente em construções mais antigas.
Estas lareiras são comumente construídas em alvenaria ou pedra, sendo necessária a construção e posterior utilização de chaminé, que também pode ser um duto de exaustão, devido à queima da lenha e à eliminação dos fumos.
2. Lareiras a gás
Ao contrário do modelo a lenha, as lareiras a gás não precisam de chaminé. Para o seu funcionamento, basta que sejam ligadas diretamente ao sistema de gás da casa.
Bastante versátil, a lareira a gás pode ser encontrada em modelo linear, com pedras vulcânicas sobre os queimadores ou com lenhas de cerâmica refratária, que são delicados troncos de lenha para serem usados em cima da chama.
3. Lareiras elétricas
As lareiras elétricas são as opções mais modernas e o seu funcionamento assemelha-se a um aquecedor. O grande diferencial está na sua estética.
Isto porque estes modelos reproduzem, com ajuda da tecnologia 3D, a imagem das chamas, apenas com a ativação de um botão de controlo remoto.
Conhecendo estes modelos, veja de seguida os principais problemas com lareiras e o que pode fazer para os solucionar.