engIobra / Materiais de Construção / Pavimentos para casa de banho: Como escolher o melhor?

Pavimentos para casa de banho: Como escolher o melhor?

Ricardo Rodrigues

Escolher o pavimento para a casa de banho não é tarefa fácil. Precisa de ter em conta a durabilidade do mesmo e a manutenção, mas principalmente a adesão do mesmo aos pés (sim, porque ninguém quer cair no chão da casa de banho devido à humidade).

Existem diversos pavimentos que pode escolher para a sua casa de banho. De forma a facilitar-lhe a vida, resolvemos fazer um guia completo com alguns exemplos.

Quais os melhores pavimentos para a casa de banho?

Existem diversos tipos de pavimento para a casa de banho, com cores, texturas e padrões diferentes. Assim, ao escolher o ideal para si, deve ter em conta que aspeto quer conferir à mesma.

casa de banho moderna

1 – Piso laminado

Os pisos laminados são muito utilizados em ambientes internos, como pavimento de qualquer parte da casa. Entre as principais características estão a resistência a riscos e à abrasão, a facilidade de limpeza e a alta durabilidade. Além de terem uma boa aderência aos pés.

A camada superior exibe uma decoração artificial e vem protegida pelo overlay (resina melamínica), que faz com que transmita uma aparência semelhante à madeira.

2 – Borracha

Ter um pavimento de borracha na casa de banho é uma ótima opção. Isto porque este tipo de material permite-lhe uma maior facilidade de limpeza, assim como uma alta resistência à humidade. Além de também ser antiderrapante (limitando assim a possibilidade de você cair devido à humidade que se forma no inverno depois do banho).

É um material que também lhe permite isolar o ruído e que pode ser encontrado em diversas cores, acabamentos e texturas.

3 – Vinil

Os pisos de vinil com impressão a imitar madeira estão, cada vez mais, a ser implementados como pavimento para a casa de banho.

Este tipo de piso tem ótimas características térmicas. Ou seja, permitem manter tanto o calor como o fresco dentro do mesmo.

O vinil tanto pode vir em folhas (rolos entre 6 a 12 metros de largura) como em azulejos (normalmente quadrados de 12 a 18 centímetros), sendo por isso fáceis de montar.

4 – Madeira

Um chão de madeira pode ser uma ótima solução de pavimento para a casa de banho. Isto porque fica perfeito com qualquer tipo de decoração que opte por fazer. Existem pavimentos de madeira com diversos padrões/texturas, com diferentes cores e com acabamentos bastante diferenciados.

No entanto, embora seja uma óptima opção para pavimentar a maior parte da casa, é sabido que a madeira e a água não se dão muito bem. Por isso é necessário impermeabilizar a mesma. Se possível, deve optar por madeira compensada, pois é mais resistente do que a madeira sólida.

5 – Linóleo ou acrílico

O linóleo ou o acrílico são também boas opções de pavimento para a casa de banho, uma vez que a sua aplicação é efetuada de forma bastante simples. A sua mais valia passa por prevenir quedas (uma vez que o chão tem maior aderência).

Este tipo de pavimento é também de fácil manutenção, uma vez que a sua limpeza é bastante simples.

6 – Cerâmica

Os pisos de cerâmica são também uma ótima opção de pavimento para a casa de banho. Além de serem em conta financeiramente, são também bastante fáceis de limpar.

Ao escolher este tipo de pavimento, deve ter em conta a porosidade do mesmo. Opte sempre por um nonvitreous (o que absorve mais a humidade) em detrimento de um impermeável (que absorve menos humidade).

6 – Pedra

Embora não seja muito frequente colocar-se pedra como pavimento da casa de banho, uma vez que se torna bastante frio, existe também essa possibilidade (e com várias opões que vão do calcário ao mármore).

No entanto além de frio, é também um piso potencialmente escorregadio quando molhado, especialmente se a pedra for polida.

7 – Cortiça

A cortiça é outra das alternativas que tem quando escolher o pavimento para a casa de banho (principalmente se quiser ter uma casa mais ecológica).

Este tipo de pavimento é uma boa opção, pois é bastante resistente ao mofo, ao bolor e à água (devido à proteção aplicada de poliuretano). No entanto, além de não ser muito barata, necessita de uma manutenção continuada para não se estragar.

Colocar um pavimento de cortiça na sua casa de banho pode ser algo muito trabalhoso. Por isso, se não tem qualquer experiência em colocar chão, é aconselhável contratar alguém para o fazer.

8 – Bambu

Contrariamente ao que a maior parte das pessoas pensam, um pavimento de bambu tem uma durabilidade muito elevada e é, talvez, uma das opções mais baratas de pavimento para a casa de banho.

É ótimo também para colocar a sua casa no caminho certo para a sustentabilidade e é bastante confortável, além de não ser muito escorregadio.

9 – Porcelanato

Os porcelanatos são tendência nos projetos em relação ao revestimento das casas de banho.

Apesar de custarem mais caro do que os pisos cerâmicos, eles apresentam um excelente custo-benefício. Além de esteticamente sofisticados são resistentes à humidade e à abrasão, possuindo assim uma durabilidade muito satisfatória.

Há vários tipos de porcelanato disponíveis, mas os ideais para as casas de banho são os acetinados. São menos escorregadios do que os porcelanatos polidos e mais elegantes do que os rústicos.

Além disso, a baixa impermeabilidade desse material diminui a necessidade de manutenções mais frequentes.

10 – Mármore e granito

Os mármores e granitos são revestimentos nobres e muito elegantes. Mas, como são pedras naturais, costumam ser mais caras que os demais acabamentos.

As suas maiores vantagens, além da beleza, são a maior resistência à abrasão e elevado nível de dureza, assim como a sua durabilidade, o que faz valer o investimento.

Como vê, existem diversos pavimentos para a casa de banho pelos quais pode optar. No entanto, é importante que tenha em conta o seu orçamento e os seus gostos pessoais, de forma a que tudo fique ao seu gosto.

Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos.

No caso de precisar de algum apoio na montagem do pavimento para a casa de banho, pode sempre solicitar-nos um contacto, que falaremos com os nossos parceiros para encontrar uma solução à sua medida.

Veja também:

Precisa de orçamento para fazer obras em casa?

Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da Ordem do Engenheiros. Conta com mais de 10 anos de experiência como projetista de estruturas, sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas, redes de distribuição de gás natural, direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.