Uma lista dos arranha céus mais altos do mundo deve começar por abordar a história destes edifícios que são autênticos monumentos provenientes do engenho do homem.
Os primeiros monumentos semelhantes a arranha-céus surgiram no Antigo Médio Oriente. O Grande Zigurate da Babilônia foi erguido durante várias décadas, ao longo do século 6 a.c.
Mais recentes, as torres de Bolonha atingem 60 metros de altura. Foram erguidas pelas personalidades mais ricas da cidade para fins de defesa e como símbolos de poder.
Até ao fim do século 19, a Europa reunia as estruturas mais altas do mundo. O surgimento dos arranha-céus nos Estados Unidos da América ira alterar essa realidade.
O primeiro arranha-céus propriamente dito foi a Home Insurance Building, em Chicago. Desenhado pelo arquiteto William Le Baron Jenney, este edifício tinha 10 andares de altura e foi terminado em 1885.
Nas décadas que se seguiram, diversos novas construções em Nova Iorque foram sucessivamente entrando na lista dos arranha céus mais altos do mundo.
Vamos agora olhar para a lista dos arranha céus mais altos do mundo na atualidade.
Os 10 Arranha Céus Mais Altos do Mundo
10. Zifeng Tower
Localiza-se em Nanjing, na China. Também conhecido como Nanjing Greenland Financial Center, tem 450 metros de altura. A sua construção foi finalizada em 2010. No décimo classificado da lista dos arranha céus mais altos do mundo. o destaque vai para o miradouro colocado a 278 metros de altura.
9 e 8. Petronas Twin Towers
Estes dois arranha-céus ficam em Kuala Lumpur, na Malásia. Foram edificados pela empresa de construção espanhola Acciona e concluídos em 1998. Com 88 andares e 452 metros de alturas estas torres destacam-se pelo passadiço que permite circular de uma torre para a outra.
7. International Commerce Centre
Em Hong Kong, e como parte do projeto Union Square encontramos este gigante com 484 metros de altura e 118 andares. Foi construído pelas empresas Sun Hung Kai Properties e MTR Corporation Limited.
6. Shanghai World Financial Center
Fica em Xangai, na CHina. Os seus 492 metros albergam hotéis, escritórios, lojas, espaços de conferência e claro, plataformas de observação. Foi inaugurado em 2008.
5. Taipei 101
Este arranha-céus de 509 metros fica em Taipei, Taiwan. Em 2003, quando a sua construção terminou passou a ser o edifício mais alto do mundo, título que manteve até 2010. A revista norte-americana elegeu em 2006 o Taipei 101 como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Um ano antes, o Discovery Channel também havia incluído este arranha-céus na lista das Sete Maravilhas da Engenharia.
4. One World Trade Center
Também conhecido como WTC 1, é o edifício central do novo World Trade Center, em Nova Iorque. São 541,3 metros totalmente dedicados a serem utilizados como escritórios. É o edifício mais alto dos Estados Unidos.
3. Abraj Al Bait Towers
Também referido como Makkah Royal Clock Tower Hotel, fica em Meca, na Arábia Saudita. Tem 601 metros de altura, mas apresenta a particularidade de agrupar diversas torres num só edifício, sendo assim um dos edifícios com maior área de construção do mundo.
2. Shanghai Tower
Com 632 metros de altura, a Shanghai Tower é um arranha-céus erguido em pleno distrito financeiro de Xangai. São 128 andares que albergam hotéis, escritórios, lojas e diversos espaços de entretinimento.
1. Burj Khalifa
Também conhecido como Burj Dubai, é atualmente o maior arranha-céus do mundo, com 828 metros. Fica nos Emirados Árabes Unidos e é um símbolo marcante da imensa riqueza do Dubai. Tem 128 andares e uma área de construção de 334 mil metros quadrados. Será em breve suplantando pelo edifício Sky City One, que está a ser erguido em Changsha, na China, e que terá 838 metros.
Uma Verdadeira Corrida Aos Céus
Durante décadas, os Estados Unidos da América dominaram a lista dos arranha-céus mais altos do mundo. Chicago foi o berço dos arranha-céus modernos e Nova Iorque tornou-se um símbolo da construção em altura.
Contudo, nos últimos anos assistimos a uma autêntica corrida ao título de edifício mais alto do mundo, com os países asiáticos e o Médio-Oriente a desempenhar um papel de destaque.
O imenso Burj Khalifa apenas irá ocupar o topo da lista durante quatro ou cinco anos, já que a China não abdica da corrida ao céu, estando já a construir o Sky City One, que se irá tornar no edifício mais alto do mundo.