engIobra / Máquinas e Equipamentos / Empilhadeiras Para Elevação De Cargas

Empilhadeiras Para Elevação De Cargas

As empilhadeiras, referem-se um elevador industrial equipado com um sistema de elevação de cargas na vertical. Funcionam através de motores elétricos ou de motores de combustão interna a petróleo, diesel ou combustível GPL. São controladas por um operador a bordo que deve ser licenciado. Os operadores estagiários devem trabalhar sob a supervisão de um operador certificado.

Empilhadeiras

São muito usadas na construção civil para erguer e mover objetos pesados. Desde o seu desenvolvimento em 1920 que a empresa Clark e a Yale e a Towne Manufacturing, têm-se tornado lideres neste tipo de maquinaria, contando com armazéns por todo o mundo.

Empilhadeiras

Tipos de Empilhadeiras

As empilhadeiras são tipificadas por em diferentes classes e códigos de elevação:

  • Classe 1 – Elétricas. Os seus códigos de elevação incluem: Número 4, para uma empilhadeira contrabalançada de 3 rodas. Número 5, contrabalançada de pneus sólidos e almofadados. E, Número 6, contrabalançada de pneus pneumáticos
  • Classe 3 – Elétricas. Os seus códigos de elevação incluem: Número 2, para uma de baixa elevação. Número 5, de alta elevação. E, Número 7, contrabalançada de alta elevação.
  • Classe 4  – Motores de Combustão Interna. Os seus códigos de elevação incluem: Número 3, para uma contrabalançada de pneus sólidos e almofadados.
  • Classe 5 – Motores de Combustão Interna. Os seus códigos de elevação incluem: Número 4, contrabalançada de pneus pneumáticos.
  • Classe 6 – Todo o Terreno. Os seus códigos de elevação incluem: Número 1, o qual é corresponde a todos os tipos de elevação.

Outros Tipos

Além de contrabalançadas, existem ainda outras especialidades que incluem:

  • Empilhadeiras articuladas contrabalançadas. Estas têm a direção nas rodas da frente e um braço muito estreito. São capazes de fazer reboques, assim como movimentar cargas em locais mais estreitos.
  • Empilhadeiras guiadas. Estas são guiadas em carris. As alturas das suas elevações são de 40 cm a 98 cm, atadas ou não no topo respectivamente. São apenas capazes de ser usadas em pisos com um alto padrão de nivelamento.
  • Empilhadeiras à prova de explosões. Essas são usadas na movimentação de materiais potencialmente explosivos.

No interesse em poupar na mão-de-obra e nos custos associados, algumas empresas agora empregam o uso de empilhadeiras guiadas. Estas são muitas vezes operadas por computador e estão a tornar-se cada vez mais disponíveis pelos fabricantes em todo o mundo. Nestes caso é necessário ter em conta que enquanto se poupa na mão-de-obra do operador da máquina, existem ainda os custos de todas as operações computorizadas que são necessários considerar antes de decidir se realmente poupa.

Empilhadeira

Manutenção

As empilhadeiras devem ser inspecionadas frequentemente e geridas de acordo com os padrões e as instruções dos fabricantes.  Os procedimentos devem ser feitos de forma a relatar e investigar ocorrências perigosas ou quaisquer variações de uma operação normal.

O que fazer

Usar apenas uma pessoa treinada e qualificada para a inspecionar, gerir ou reparar. Use apenas instaladores de gás licenciados para reparar peças em máquinas a GPL.

Use apenas instaladores de pneus licenciados para remover e colocar pneus. Para evitar danos caso a montagem falhe, deve usar uma gaiola de segurança quando inflar e/ou colocar pneus na montagem. A mangueira para o ar comprimido deve ser colocada com uma pá para que o instalador não tenha de estar na frente do aro da roda enquanto enche o pneu.

Mantenha-a limpa para que seja mais fácil detectar peças usadas ou com defeito. Lave com água, e não líquidos inflamáveis.

Mantenha os registos de cada inspeção, serviço, manutenção, reparação e modificação feitas. Datas de registo, nomes de pessoas autorizadas envolvidas, leitores de metros.

Estabeleça um procedimento para lidar com empilhadeiras danificadas. Este procedimento deve incluir isolar e identificar o veículo, e relatar o problema à pessoa mais indicada.

Use apenas um profissional qualificado para inspecionar e avaliar os danos, e não use uma empilhadeira danificada.

Documente todos os detalhes dos danos (ex, causa, natureza, reparações necessárias, e avalição da segurança do veículo). Uma cópia disto deve formar parte da inspeção e registos de manutenção.

Precisa de orçamento para fazer obras em casa?

Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da Ordem do Engenheiros. Conta com mais de 10 anos de experiência como projetista de estruturas, sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas, redes de distribuição de gás natural, direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.