engIobra / Máquinas e Equipamentos / Vantagens do Uso de Eletrobombas Submersíveis

Vantagens do Uso de Eletrobombas Submersíveis

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Máquinas e Equipamentos

Publicado em: Máquinas e Equipamentos

Vantagens do Uso de Eletrobombas Submersíveis

Ricardo Rodrigues

São várias as ocasiões em que pode ser necessária a utilização de bombas centrífugas ou eletrobombas submersíveis. Embora estes dois equipamentos tenham uma forma de funcionamento semelhante, não servem para os mesmos fins e como tal não devem ser confundidos. Neste artigo vamos explorar o que são as estas eletrobombas submersíveis e quais são as diferenças entre elas e as bombas centrífugas, e dar-lhe a conhecer as vantagens que o uso destas bombas submersíveis acarretam.

As eletrobombas submersíveis são de facto um excelente equipamento que é muito semelhante às bombas centrífugas multicelulares. O tipo de funcionamento é basicamente o mesmo, no entanto, as bombas submersíveis têm uma particularidade que as distingue de todas as outras, elas podem ser totalmente submersas sem que isso afete a sua performance ou cause qualquer problema ao nível do motor. Tal como o seu próprio nome indica, este tipo de equipamento é especialmente desenhado para ser submerso.

O funcionamento deste tipo de eletrobombas é relativamente simples, e se comparar o funcionamento deste tipo de equipamento com o funcionamento de uma bomba centrifuga, irá verificar que o princípio de funcionamento é praticamente o mesmo. O funcionamento de uma eletrobomba submersível é o seguinte: a bomba contém um impulsor que se encontra hermeticamente selado de forma a evitar a entrada de água. Existe um sistema que se ocupa da selagem mecânica para dessa forma durante o processo de submersão não entre nenhum líquido em contato com o motor, evitando assim a ocorrência de um curto-circuito.

O sistema de funcionamento é constituído por vários rotores instalados em série de forma a aumentar a pressão, esta é uma das principais semelhanças com a bomba centrífuga, em particular, a multicelular devido aos rotores instalados em série para aumentar a pressão. A energia necessária para fazer com que a bomba funcione é transmitida pela rede elétrica de baixa tensão, energia que é transmitida ao motor, que posteriormente irá fazer funcionar todo o sistema.

Aplicações

As eletrobombas submersíveis têm um vasto número de aplicações, contudo, a possibilidade de serem usadas para determinados fins depende do tipo e modelo. Por exemplo, a maioria destes equipamentos não está devidamente preparado para bombear materiais inflamáveis e /ou água quente, no entanto, existem alguns equipamentos que estão preparados para o fazer. Deverá portanto ter bastante cuidado na escolha da bomba submersível certa para si. Imagine que quer uma bomba submersível para bombear material inflamável, como por exemplo combustível, se escolher uma bomba que não esteja preparada para tal, irá ser inútil para si. Deve ter sempre em atenção a função para qual a bomba se vai destinar, escolhendo a que tem suporte para o que quer fazer.

Este tipo de equipamento pode ser utilizado para o bombeamento de águas residuais, para drenagem, entre outros. Utilizam-se para a extração de água de poços, ou também para bombear combustível a partir do fundo do depósito de combustível. De facto, é mais simples bombear combustível a partir do fundo do depósito do que bombear combustível por cima, é um processo muito mais simples e eficaz.

Vantagens

Na hora de escolher o equipamento ou fazer a compra mais acertada, imediatamente pensamos nas vantagens e desvantagens de forma a ponderar qual será a melhor escolha, vamos explorar agora algumas vantagens relacionadas com as eletrobombas submersíveis.

Uma vez que este tipo de bomba submersível é submersa no fluido que se pretende bombear, a força de elevação vai ser bastante significativa já que, ao contrário dos outros tipos de equipamento convencional, não vai depender da pressão que o ar externo exerce. Acrescenta-se ainda que uma vez que a bomba pode ser submersa no fluido a bombear, isso torna o seu uso bastante mais prático.

Este equipamento está desenhado para conseguir trabalhar em temperaturas extremas, as bombas submersíveis conseguem trabalhar até uma temperatura de 150ºC, o que é bastante positivo caso tenham que ser submersas em fluidos a altas temperaturas, como por exemplo, água quente.

Outra grande vantagem deste tipo de equipamento quando comparado com as bombas centrífugas é o facto de poder ser totalmente submerso, o que não se pode fazer com bombas centrífugas, dado que só as verticais podem ser submersas, e no entanto, apenas podem ser parcialmente submersas.

Agora que já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre as eletrobombas submersíveis e entre as bombas centrífugas, já pode diferenciar estes dois tipos de bombas tão similares no seu funcionamento que servem propósitos tão semelhantes. Qual irá escolher para si? Isso é algo que irá depender unicamente do tipo de tarefa que tem pela frente. Contudo podemos afirmar que a quando comparamos as vantagens, as bombas submersíveis ficam a ganhar.

engiobra - Projectos de Engenharia

Projetos de Engenharia - Comparação de Materiais de Construção - Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário