engIobra / Construção Civil / Edifício mais alto do mundo

Edifício mais alto do mundo

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Construção Civil

Publicado em: Construção Civil

Edifício mais alto do mundo

Ricardo Rodrigues

O famoso Burj Khalifa, localizado no Dubai é desde 2010 o edifício mais alto do mundo, mas o seu reinado está prestes a terminar.

Não muito longe do Dubai, mais concretamente em Jidá, na Arábia Saudita está a ser erguida a Kingdom Tower, o edifício que irá destronar o Burj Khalifa do título de edifício mais alto do mundo.

A Kingdom Tower foi projetada pelo gabinete Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, de Chicago e é um dos projetos de construção civil mais ambicioso de sempre.

Este prédio vai ter cerca de um quilómetro de altura e tem inauguração prevista para 2020.

Veja também: Projecto de estabilidade para licenciamento e execução

Fatos Curiosos Sobre o Futuro Edifício Mais Alto do Mundo

O projeto da Kingdom Tower apresenta inúmeras curiosidades que certamente despertarão o interesse de todos os engenheiros civis:

  • Ainda mais alto! A Kingdom Tower contará com 999,7 metros e ficará a escassos 30 centímetros de alcançar a majestosa marca de um quilómetro, mas a verdade é que o projeto original apontava para uma altura de 1,6 quilómetros. A avaliação feita no terreno indicou que o solo daquela região não suportaria uma construção daquela magnitude.

  • Duzentos Andares. O futuro maior edifício do mundo contará com 200 andares, dos quais 160 serão habitáveis. Além disso, a área total de construção será superior a 530 mil metros quadrados.

  • Estacas Impressionantes. Na fundação do edifício estarão estacas com 110 metros de comprimento e 3 metros de diâmetro. No total, a estrutura do prédio necessitará de mais de 80 mil toneladas de aço.

  • Mais de um Bilhão. O custo previsto da Kingdom Tower é de 1,23 bilhão de dólares, o que torna este edifício num dos mais caros jamais construídos.

  • Um exército de elevadores. Para subir e descer os 200 andares do prédio, existirão 59 elevadores e 12 lances de escadas. Cinco dos elevadores irão ter a particularidade de possuir dois andares.

  • Edifício multifacetado. O novo gigante da Arábia Saudita será um prédio multifacetado. Além dos luxuosos apartamentos residências, a construção vai contar com um hotel de luxo, espaços comerciais e escritórios. Uma verdadeira cidade vertical.

  • Enorme balcão. O edifício mais alto do mundo nunca ficaria completo sem algumas excentricidades. Uma das caraterísticas mais peculiares da Kingdom Tower será o seu balcão com 30 metros de diâmetro. Originalmente esta estrutura foi pensada para ser um heliporto, mas acabou por se tornar uma plataforma de observação.
Balcão do Kindom Tower
Balcão do edíficio mais alto do mundo
  • Obra inspirada na natureza. Esta é mais uma obra que foi buscar inspiração à natureza. O formato do prédio foi buscar informação às folhas do deserto.

O Novo Paradigma das Construções

Obras como o Burj Khalifa e a Kingdom Tower mostram-nos que o mundo da construção está a mudar, principalmente no que diz respeito aos projetos mais arrojados.

Durante décadas, os edifícios mais altos e inovadores situavam-se quase exclusivamente nos Estados Unidos.

A partir dos anos 90, as grandes metrópoles asiáticas começaram a alterar essa realidade, apostando também na construção de prédios cada vez mais altos.

Mais recentemente, o Oriente Médio passou a destacar-se, contando com dois dos edifícios mais altos do mundo – o Burj Khalifa e as Abraj Al Bait-Torres, na Arábia Saudita.

Se olharmos para a lista dos 10 edifícios mais altos do mundo (ainda sem a Kingdom Tower) não deixa de ser surpreendente verificar que encontramos 7 estruturas asiáticas, duas do oriente médio e apenas uma dos Estados Unidos, o antigo dominador desta lista.

Para o mundo da engenharia civil, a Kingdom Tower será certamente um marco. Não apenas porque se tornará no novo edifício mais alto do mundo, mas também porque se aproximará bastante do marco mítico do quilometro.

Veja também: As Maiores Obras de Engenharia Civil no Mundo

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário