engIobra / Obras em Casa / Diferença Entre Metro Linear e Metro Quadrado

Diferença Entre Metro Linear e Metro Quadrado

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Obras em Casa

Publicado em: Obras em Casa

Diferença Entre Metro Linear e Metro Quadrado

Ricardo Rodrigues

Muitas pessoas continuam a ter dúvidas relativamente às medidas mais utilizadas na construção civil, como o metro linear e o metro quadrado.

Todas as medidas usadas na construção são importantes, já que para que a obra corra como esperado é necessário que todas as medidas previstas sejam seguidas. Os engenheiros civis e os construtores geralmente utilizam como principais medidas o metro quadrado e o metro linear.

Neste artigo vou explicar ambos os conceitos, por isso aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

O Que é o Metro Linear

O metro linear é utilizado para medidas em linha. Esta medida serve, por exemplo, para medir um muro ou um alicerce de uma casa. Por exemplo, uma parece que tem 7 metros de comprimento, mede 8 metros lineares.

Atenção, que esta medida apenas serve para medir elementos retos. Se a parede tivesse uma curva, então a medição seria diferente. Sempre que existem curvas, será necessário realizar mais cálculos, por forma de determinar a medida exata do metro linear.

 

O Que é o Metro Quadrado

Metro Quadrado de Construção

Outra medida muito comum é o metro quadrado. Para encontrar uma medida em metro quadrado basta multiplicar a largura pelo comprimento. Esta medida é bastante usada na construção civil, mas também é útil em outras áreas.

Uma das muitas utilidades do metro quadrado (m/2) é determinar qual será a quantidade de materiais necessários para construir uma parede. Por exemplo, se uma parede tem 7 metros de comprimento e 3 metros de altura, terá 21 m/2.

Basta fazer uma simples multiplicação para calcular o metro quadrado.

Informações Úteis Sobre Metro Linear e Metro Quadrado

Para quem, como eu, trabalha no mundo da construção civil, estas medidas são tão comuns que praticamente nem é preciso prensar no seu significado. Contudo, os proprietários dos imóveis podem sentir-se algo confusos com a aplicação do metro quadrado e do metro linear. Deixo alguns exemplos de diferentes cenários em que estas medidas são utilizadas:

  • O preço cobrado pelos construtores pela execução de uma obra é o preço por metro quadrado;
  • O IBGE apresenta um índice onde é possível conhecer o valor médio do preço de construção por metro quadrado nos diferentes estados e também no país em geral.

Como acabei de demonstrar, perceber a diferença entre metro quadrado e metro linear não é assim tão difícil quando conhecemos ambos os conceitos. Certamente que agora você consegue diferenciar facilmente estas medidas.

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais: