A planta baixa é um desenho técnico de uma construção, que é elaborada a partir de um corte imaginário a 1,50 m de altura do piso. De forma simples, é como se estivesse a observar as divisões de uma casa de cima, sem a cobertura.
Através desta planta, o arquiteto é capaz de demonstrar e apresentar ao dono da obra o que será feito no projeto. Isto porque o desenho contém todos os espaços definidos como a sala, a casa de banho, a cozinha, os quartos, etc…
O desenho pode ser feito de forma convencional, em preto e branco. Contudo, atualmente, utilizam-se muito os desenhos com cores, efeitos e texturização, para facilitar o entendimento do projeto ao promover mais elementos de realidade.
Para a conceção de uma planta baixa, o arquiteto baseia-se na escala de redução para representar os projetos, que na realidade são extremamente maiores do que a superfície utilizada.
Este tipo de escala também é utilizado na engenharia mecânica para a criação de projetos de carros. A escala utilizada em planta baixa é de 1:50.