engIobra / Dicionário / O que é a memória descritiva de um projeto?

O que é a memória descritiva de um projeto?

Ricardo Rodrigues

A memória descritiva, ou memorial descritivo, de um projeto é um documento que contém a descrição de todas as principais características de um projeto de arquitetura ou engenharia.

No documento são especificados todos os materiais necessários à execução da obra, desde a sua fundação até ao acabamento.

Quer saber mais? Continue a ler e saiba tudo o que deve constar na memória descritiva de um projeto.

Memória descritiva: Tudo o que precisa de saber sobre a elaboração do documento

Conforme dito, a memória descritiva de um projeto é um documento onde consta, por escrito e de forma pormenorizada, o objetivo daquele projeto.

Nele são registados os materiais necessários à realização das obras, bem como a justificativa do que será realizado e os argumentos sobre a escolha da solução adotada.

E quando deve ser realizada a memória descritiva? Sempre que houver um projeto de arquitetura ou engenharia, como os projetos de especialidades em estabilidade, elétrica, águas, esgotos, etc…

Qual é a importância da memória descritiva?

A memória descritiva é essencial tanto para os profissionais que irão trabalhar na execução do projeto como para o dono da obra.

Afinal, o documento funciona como uma espécie de guia, no qual constam as orientações sobre como proceder com as obras, a ordem adequada da realização das atividades e tudo o que for necessário, para que o projeto seja feito de acordo com o que foi idealizado, seguindo as determinações de segurança.

Por isso, quanto mais completo for este detalhe, mais fácil será a gestão da obra, evitando erros e atrasos na entrega.

Para o dono da obra, o memorial descritivo serve como um comprovativo, assegurando que o que foi proposto pelo profissional responsável pelo desenvolvimento do projeto será cumprido.

Que informações devem constar na memória descritiva?

A memória descritiva faz parte da série de documentos que devem ser entregues na Câmara Municipal para licenciamento, dentro de um projeto de especialidades.

Entre as principais informações que devem constar neste memorial estão:

  • Dados sobre a localização da obra
  • Dados do dono da obra
  • Descrição de cada etapa da construção
  • Materiais a serem utilizados para o levantamento da estrutura e acabamentos
  • Conceituação do projeto
  • Normas adotadas para a realização dos cálculos
  • Premissas básicas adotadas durante o projeto
  • Objetivos do projeto
  • Descrição de materiais empregados na obra ou no produto
  • Demais detalhes que podem ser importantes para o entendimento completo do projeto

Cada item apresentado na memória descritiva pode ser dividido em subtópicos, especialmente para processos complexos.

Esta divisão facilita a justificativa de cada uma das etapas, assim como os processos, os materiais e outras informações relevantes.

Que profissional elabora a memória descritiva?

A memória descritiva pode ser elaborada por um arquiteto ou engenheiro com especialização na área de interesse.

Por exemplo, no caso de um projeto de estruturas, a memória descritiva deve ser feita por um engenheiro civil. Já no que diz respeito a um projeto de elétrica, o responsável deverá ser um engenheiro especializado em elétrica.

Veja também: Projetos de especialidades para licenciamento

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais: