O alicerce é a fundação de uma edificação, ou seja, a estrutura base que irá receber as cargas da superestrutura e as transmite para o solo, mantendo a estabilidade do prédio.
Os elementos de fundação são compostos por peças estruturais, que podem ser feitas em betão armado ou outros materiais, e elementos de solo adjacentes, que contribuem para o suporte das cargas.
As fundações podem ser classificadas como superficiais ou profundas. Quando superficiais, a base na qual estão posicionados possui profundidade até duas vezes menor que a dimensão da estrutura.
Neste tipo de fundação, há a transmissão direta das cargas, ou seja, estas são distribuídas principalmente pela base do elemento estrutural de fundação.
Já as fundações profundas caracterizam-se por possuir profundidade mínima de três metros, ou mais do que duas vezes a menor dimensão da base.
As fundações profundas são, habitualmente, do tipo indireto, o que significa que possuem elementos estruturais que suportam as cargas pela resistência da base e das laterais.
Geralmente, as fundações superficiais e profundas são utilizados em obras de menor porte. Para reduzir volumes de betão e escavações é mais usual a opção por sapatas.