engIobra / Dicionário / O que é uma faixa de rodagem?

O que é uma faixa de rodagem?

Ricardo Rodrigues

A faixa de rodagem consiste na parte da via pública destinada ao trânsito de veículos.

Antes de falarmos um pouco mais sobre a faixa de rodagem, é importante definirmos alguns outros conceitos que podem confundir.

De acordo com o Código da Estrada, a via pública é definida como a via de comunicação terrestre cuja finalidade é o trânsito público, permitindo a livre circulação de veículos, peões e animais.

Uma via pública é constituída por vários elementos, entre os quais se encontra a faixa de rodagem, que é destinada exclusivamente ao trânsito de veículos.

Faixa de rodagem x Faixa de tráfego

É comum confundir a faixa de rodagem com a faixa de tráfego, no entanto trata-se de duas coisas diferentes.

A faixa de rodagem corresponde ao todo da via, ou seja, a pista em si. Já as faixas de tráfego são as subdivisões da faixa de rodagem.

Assim, a faixa de rodagem é composta por uma ou mais vias de trânsito, e quando há dois sentidos de trânsito existe um eixo na faixa de rodagem que divide os sentidos de tráfego.

Este eixo, normalmente, localiza-se ao centro da faixa quando há duas vias de trânsito, sendo delimitado pelas guias que separam a faixa de rodagem das bermas.

Na maior parte das vias públicas em Portugal, há apenas uma faixa de rodagem. As exceções são as autoestradas e vias reservadas a automóveis e motociclos, nas quais é comum existirem duas faixas de rodagem.

Também nos grandes centros urbanos, as faixas de rodagem com duas vias de trânsito são comuns.

Educaçao Rodoviária: Classificação das vias. Redes e termos.

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais: