A faixa de rodagem consiste na parte da via pública destinada ao trânsito de veículos.
Antes de falarmos um pouco mais sobre a faixa de rodagem, é importante definirmos alguns outros conceitos que podem confundir.
De acordo com o Código da Estrada, a via pública é definida como a via de comunicação terrestre cuja finalidade é o trânsito público, permitindo a livre circulação de veículos, peões e animais.
Uma via pública é constituída por vários elementos, entre os quais se encontra a faixa de rodagem, que é destinada exclusivamente ao trânsito de veículos.
Faixa de rodagem x Faixa de tráfego
É comum confundir a faixa de rodagem com a faixa de tráfego, no entanto trata-se de duas coisas diferentes.
A faixa de rodagem corresponde ao todo da via, ou seja, a pista em si. Já as faixas de tráfego são as subdivisões da faixa de rodagem.
Assim, a faixa de rodagem é composta por uma ou mais vias de trânsito, e quando há dois sentidos de trânsito existe um eixo na faixa de rodagem que divide os sentidos de tráfego.
Este eixo, normalmente, localiza-se ao centro da faixa quando há duas vias de trânsito, sendo delimitado pelas guias que separam a faixa de rodagem das bermas.
Na maior parte das vias públicas em Portugal, há apenas uma faixa de rodagem. As exceções são as autoestradas e vias reservadas a automóveis e motociclos, nas quais é comum existirem duas faixas de rodagem.
Também nos grandes centros urbanos, as faixas de rodagem com duas vias de trânsito são comuns.