Característica da antiga arquitetura clássica na Grécia e outros países que adoram o estilo, a cornija é uma espécie de moldura decorativa horizontal, que dá acabamento a uma construção ou mobília.
Além da função decorativa, e dependendo do seu tipo e local de instalação, a cornija pode funcionar como uma calha, ajudando a manter a água das chuvas longe das paredes do edifício.
Onde são utilizadas as cornijas?
As cornijas podem ser utilizadas no interior ou exterior de edifícios. Na parte interna são muito usadas devido ao apelo estético que proporcionam ao ambiente.
Por isso, podem estar sobre uma porta ou janela e também decorar lareiras. As cornijas são encontradas em diferentes tamanhos e formas, para se adequarem ao estilo decorativo.
Nos exteriores, a cornija pode ter a função previamente mencionada, para desviar as águas pluviais das paredes do edifício, ao mesmo tempo que pode ser decorativa.
Neste sentido, os beirais da casa também podem ser chamados de “cornijas” se tiverem acabamento com moldagem decorativa.
É importante salientar que, embora a maioria das cornijas sejam também beirais, nem todos os beirais são considerados cornijas.
Isto porque os beirais têm uma característica mais funcional do que decorativa, enquanto que a cornija se destaca mais pelo apelo estético.
De que tipo de material pode ser feita uma cornija?
As cornijas podem ser fabricadas em diferentes tipos de materiais. Para os exteriores, alguns dos mais utilizados são o betão, o betão armado, a pedra natural e o poliestireno expandido.
Já nas cornijas interiores, que podem moldurar tetos, móveis e lareiras, os materiais mais utilizados costumam ser o gesso, a madeira e o poliuretano.