A engenharia civil tem evoluído de forma notável nos últimos anos, como fica patente na introdução de novas tecnologias e métodos de construção.
Novas técnicas de construção como o contour crafting, tubagem infinita e o recurso a impressoras 3D são cada vez mais comuns na construção de edifícios.
Em 2012, a notícia da construção de edifícios de 15 pisos em 6 dias, por parte de uma empresa chinesa fez eco em todo o mundo, mostrando que a utilização de novos métodos de construção pode abrir novas portas.
A empresa em causa é a Broad, uma empresa chinesa que se especializou em construção sustentável, utilizando componentes pré-fabricados.
A Broad conseguiu erguer a grandiosa estrutura do Hotel Ark, situado em Changsha, na província chinesa de Hunan, em escassos 6 dias.
Para construir a estrutura dos 15 andares foram necessários apenas 2 dias. Os restantes quatro dias foram dedicados à montagem das paredes e restantes instalações.
Veja também: Projectos de estruturas para licenciamento e execução
Rapidez é sinónimo de pouca qualidade?
Apesar de haver algum ceticismo relativamente à qualidade da construção, a Broad garante que a estrutura foi concebida para resistir a um sismo de grau 9.
A empresa construtora garante ainda que o edifício está otimizado energeticamente, possuindo ainda isolamento térmico e sonoro da melhor qualidade.
Estas reivindicações mostram que a construção de edifícios em tempo recorde é possível e não obriga a abdicar de certos parâmetros de qualidade.
Também é necessário sublinhar os benefícios ecológicos alcançados durante a construção do Hotel Ark. Ao longo das diferentes etapas da construção do edifício, os resíduos representam apenas 1% da massa de todos os materiais utilizados.
Este número é bastante inferior à média de resíduos produzidos durante as construções típicas.
Construção suportada na coordenação das equipas
É claro que a construção de edifícios desta dimensão em 6 dias, apenas é possível envolvendo um grande número de trabalhadores. Para erguer o Hotel Ark, os trabalhadores foram segmentados em equipas, com tarefas bem definidas.
A coordenação rígida de todas as equipas possibilitou construir o edifício dentro do prazo estabelecido, sem que registasse qualquer acidente.
Os especialistas atribuem o sucesso do projeto à utilização predominante de ligações metálicas aparafusadas e ao baixo peso dos elementos de construção.
A construção do Hotel Ark foi o segundo grande feito da empresa Broad, que já havia alcançado a façanha de construir um pavilhão para a Exposição Mundial de Xangai em apenas 14 horas.
Um novo feito: Construção de um edifício de 30 andares em 15 dias
Depois de ter sido notícia em todo o mundo devido à construção de um prédio de 15 andares em 6 dias, o China Broad Group resolveu ir ainda mais longe e resolveu erguer um edifício de 30 andares em 15 dias.
Como seria de esperar, esta empresa famosa pela construção de edifícios em tempo recorde cumpriu o objetivo a que se propunha. Utilizando o mesmo método, a Board ergueu um novo prédio, agora de 30 andares, em apenas 15 dias.
É expetável que surjam novidades nos próximos tempos, sobre novos recordes batidos por esta empresa de construção chinesa.
Veja também: Quanto custa construir uma moradia em Portugal?