engIobra / Obras em Casa / Como Proteger Um Muro Contra Infiltrações E Umidade?

Como Proteger Um Muro Contra Infiltrações E Umidade?

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Obras em Casa

Publicado em: Obras em Casa

Como Proteger Um Muro Contra Infiltrações E Umidade?

Ricardo Rodrigues

Um dos aspetos mais importantes da construção do muro é a sua impermeabilização. Quando não são aplicadas medidas de proteção da construção, o muro pode facilmente ser contaminado por infiltração de água. Neste artigo vou demonstrar como proteger um muro contra infiltrações e humidade.

Por Que É Importante Impermeabilizar?

Impermeabilizar é fundamental para garantir que o muro irá ficar protegido de forma adequada contra a umidade, ou até contra a exposição direta à chuva. Os muros são construções desprotegidas aos elementos naturais e particularmente suscetíveis a sofrerem danos motivados pelo excesso de umidade.

Uma boa proteção evita que surjam corrosões e infiltrações que muitas vezes provocam danos estruturais nos muros.

A impermeabilização dos muros deve acontecer sempre, principalmente em áreas onde chove muito, ou de grande umidade. Quando os muros não são impermeabilizados, surgem danos estruturais graves, obrigando a reparações.

Trocar o reboco não é uma solução definitiva e implica um gasto monetário assinalável.

Como Proteger Os Alicerces do Muro

A proteção do muro contra as infiltrações e umidades deve começar logo durante a sua construção. Para proteger os alicerces pode-se usar diversos produtos especialmente indicados para esta tarefa, como:

  • Tinta de vedação;
  • Vedatop;
  • Barreiras de plásticos
  • Manta acrílica

Estes materiais devem ser aplicados na base dos alicerces, por forma a evitar que a umidade do chão penetre diretamente nos alicerces do muro. Assim é possível evitar que a umidade acabe por espalhar por todo o muro.

Proteger as Paredes do Muro Contra a Umidade

A impermeabilização da parede do muro não é sempre necessária, mas se seu muro está exposto a alguma das situações que vou apresentar em seguida, então é importante avançar com medidas de proteção. Proteja as paredes de seu muro contra infiltrações, se:

  • Elas estão em contato direto com barrancos de terra;
  • O muro fica situado perto de um local onde existe muita umidade: por exemplo, um lago, ou um terreno muito úmido.

A melhor forma de evitar que as infiltrações e a umidade tomem conta de seu muro, prejudicando sua robustez estrutural é através da aplicação de Vedapren branco, um produto que funciona como um ótimo impermeabilizador.

A proteção pode ser melhorada através da instalação de beirais e calhas em toda a parede, evitando assim que a chuva entre nos poros da parede.

Quando é possível, pode também instalar um pequeno telhado diretamente em cima do muro, evitando que a chuva caía diretamente sobre ele.

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais: