Se está a pensar dividir uma sala ou um quarto na sua casa, mas não quer estar a construir uma parede de cimento, saiba que há uma forma muito mais simples.
Pode colocar uma parede de pladur, pois além de ser bastante simples e rápido, não precisa de muitos materiais (e pode fazê-lo você).
Ao colocar uma parede de pladur está na verdade a colocar uma placa de gesso cartonado. No entanto, por ser uma marca tão utilizada, o seu nome ficou associado a este tipo de material e o gesso cartonado passou a ser vulgarmente conhecido por este nome.
1 – Como Montar uma Parede de Pladur Passo a Passo
Agora, vamos orientá-lo em seis passos rápidos sobre como pode montar a sua própria parede de pladur. Vai perceber que não é tão complicado quanto parece.
1º Passo – Marcar posições
Se vai colocar uma parede de pladur, é necessário que saiba ao certo onde é que a mesma vai ficar.
Assim sendo, o primeiro passo é marcar (pode ser com um lápis ou fita cola) o local correto em que a mesma vai ficar.
2º Passo – Fixar as guias
Para conseguir montar uma parede de pladur deve fixar as guias no chão e no teto (perfis de aço em forma de “U”), e depois a partir dai começa a encaixar os montantes, formando assim a estrutura da parede que pretende montar.
Se pretender fixar um armário ou uma televisão na parede, tenha em conta que deve reforçar a estrutura nesse local (de forma a que o mesmo não ceda com o peso).
3º Passo – Não se esqueça das portas
Quando se está a montar uma parede de pladur, é muito importante que não se esqueça que a mesma tem de ter uma porta (se não, como é que vai passar de um lado para o outro?!).
Por cima da ombreira, deve fazer um reforço para evitar problemas.
4º Passo – Fazer os limites de altura
Para delimitar a altura do vão da porta, deve também nivelar e fixar a guia que vai usar. Assim, ao fechar a parede de um lado com as placas vai estar tudo nivelado.
Salientamos que para serrar a placa no local onde vai surgir a porta, deve usar sempre um serrote e um estilete (para a mesma não ficar torta).
É importante que não se esqueça que para colocar uma parede de pladur segura, deve usar parafusos de enroscar (estão vão ser aparafusados nos montantes).
5º Passo – Fixação de caixas elétricas
Se precisar de instalar alguma caixa elétrica, deve usar sempre uma serra-copo ou algo que seja muito semelhante.
Da mesma forma que se precisar de colocar alguma caixa de luz, deve utilizar as presilhas da mesma para a fixar.
Se por exemplo tiver de fazer alguma instalação elétrica, telefónica ou hidráulica, as mesmas devem passar sempre pelo interior da parede.
6º Passo – Acabamentos
Antes de fechar a parede de ambos os lados, poderá aplicar lã mineral no seu interior, de forma a conseguir melhorar o isolamento das mesmas.
Para terminar deve fechar tudo e fazer o tratamento das juntas, deixando assim a sua parede de pladur pronta a receber os acabamentos finais necessários.
Como vê montar uma parede de pladur não é tão difícil como pode parecer à primeira, no entanto é importante que antes de se iniciar neste trabalho verifique se as seguintes condições estão garantidas.
Veja também: TOP 10 ferramentas que deve ter em casa
2 – Condições base para montar uma parede de pladur
Embora montar uma parede de pladur seja algo simples de fazer, existem algumas condições base que precisa de cumprir para que o trabalho fique bem feito.
Veja quais são as principais:
- A canalização e instalações elétricas já devem estar completas;
- Todas as paredes que estão em contacto com a divisória onde vai montar a parede de pladur devem estar terminadas e impermeabilizadas;
- As caixilharias dos vãos de porta, assim como as caixas de estores já devem estar colocadas, assim como os vidros nas mesmas;
- Devem ser assegurados, pelo menos, um ponto de água e um ponto de eletricidade de apoio à obra;
- Os ramais de alimentação de pontos de luz devem estar instalados nos seus trajetos definitivos até aos ramais que irão correr nas divisórias;
- Caso não vá colocar nenhum teto falso, o mesmo deve estar já estucado;
- Os pavimentos devem estar nivelados e totalmente terminado;
- Só deve colocar uma parede de pladur em condições atmosféricas em que a temperatura é superior a 5ºC e com menos de 85% de humidade relativa.
De forma a manter a qualidade das placas de pladur e evitar assim qualquer deformidade nas mesmas, as mesmas devem ser transportadas em porta paletes ou empilhadores, não utilizando nunca para o seu transporte cordas ou correias.
Se necessitar de as armazenar (apenas por um curto período de tempo) deve fazê-lo num local seco e coberto (ou seja, não as deixe na rua à mercê das variações climatéricas).
3 – Dicas finais para montar uma parede de pladur
Agora que já sabe quais as condições base para montar uma parede de pladur e os 6 passos rápidos para o fazer, deixamos-lhe apenas algumas dicas finais, que deve seguir quando colocar mãos à obra.
- Devido aos pós que pode inalar durante o corte e montagem das placas de pladur, é aconselhável que utilize sempre uma máscara de pó;
- Uma vez que a nova parede faz agora parte da sua casa, não se acanhe se a quiser pintar. As paredes de pladur suportam diversos tipos de revestimento, por isso escolha aquele que for mais adequado aos seus gostos (tinta, azulejo, papel de parede, fotografias, vinil…);
- Quando proceder ao acabamento das juntas, deve fazê-los com a aplicação de duas camadas sobrepostas, sendo que a 2ª apenas é colocada após a 1ª estar completamente seca e solidificada;
Agora que já sabe tudo o que necessita para a realização deste “pequeno” trabalho, pode meter as mãos à obra e mudar a sua casa, criando mais uma divisão na mesma.
Se entretanto achar que continua a ser complicado fazê-lo, existem muitos especialistas que o poderão fazer por si, pode por isso solicitar-nos um contacto que iremos solicitar a um dos nossos parceiros que o contacte.
Veja também: Comparação de Materiais de Construção