Saber como fazer o alicerce de uma casa é a base essencial da construção de uma habitação. Os alicerces (também chamados de viga baldrame) são cordões de ferro e concreto que sustentam as paredes e colunas.
Sendo a base de uma casa, é fundamental que o alicerce seja feito da forma correta. Uma construção deficiente do alicerce irá resultar em diversos problemas estruturais da casa. Os principais problemas que podem resultar de um maus alicerces incluem problemas de esquadro de paredes e pares trincadas.
Se você pretende assumir a construção de sua própria habitação, uma das primeiras coisas que deve aprender é como fazer o alicerce de uma casa. Como você vai aprender nas linhas que se seguem, construir um alicerce não é tão fácil como muitas pessoas julgam.
Como Deve Ser O Alicerce
O diâmetro dos varões utilizados para a construção dos alicerces depende antes de mais da estrutura do prédio. Por exemplo, se estivermos a falar de coisas com um máximo de dois pavimentos, então o alicerce pode ser feito com:
- Quatro ferros horizontais com medida 3/8
- Estribos verticais, os quais devem estar amarrados em intervalos de 20 cm e dobrados com ferro 3/16.
A malha não se deve apoiar na sapata, sendo antes amarrada aos ferros a 10 centímetros de altura. O concreto deve envolver a ferragem, sem no entanto tocar no chão
Deve garantir que a malhada está bem amarada e em volta armar as formas que vão receber o concreto. Para garantir que os tijolos serão colocados sem problemas, deve garantir que a madeira está nivelada de forma correta.
Para garantir que o nivelamento está correto, você pode usar linha e mangueira de nível. Se lembre que o concreto será introduzido até ao limite das bordas da madeira e que por isso é realmente importante garantir que tudo está bem nivelado.
Enchimento das Formas
Cada forma deve ser preenchida com concreto gordo (pode usar esta fórmula: 1 balde de cimento, 3 de pedra e 3 de areia.
O concreto não deve ser despejado de alturas elevadas. Pressione com um tubo de ferro para garantir que o concreto fique bem compacto, evitando assim que a ferragem possa se curvar no sentido descendente.
Casos Especiais
Friso que estas instruções dizem respeito às situações comuns. Em casos especiais e especialmente quando os alicerces são muito profundos, pode ser necessário seguir outros cuidados e optar por outros métodos. Essas situações devem ser entregues a profissionais experientes.