Aquele momento em que carregamos no autoclismo e a água não corre como suposto é sempre desagradável. Ninguém gosta de desentupir sanitas, mas por vezes é necessário executar esta tarefa.
Mas antes de avançarmos para o procedimento de como desentupir canos, convém realçar alguns aspetos importantes.
Não pense que vai desentupir pia com coca cola. Não vai ser assim tão fácil.
Da mesma forma, não deve prosseguir com a reparação caso a sanita tenha uma fuga na base e não no sifão.
Neste cenário, é imprescindível que peça o auxílio de um canalizador, já que será necessário remover toda a sanita par desentupir canos.
Por vezes, é mesmo melhor confiar em quem sabe como desentupir canos profissionalmente. Além de evitar toda a maçada, contratar um profissional garante que tudo será feito de forma eficiente.
Veja também: Projetos de águas e esgotos
Como identificar os sinais de entupimento
Pode verificar que uma sanita está entupida quando puxa o autoclismo e o nível da água começa a subir até alcançar o limite e depois desce de forma lenta.
Este é o sinal mais evidente de que uma sanita está entupida e que é necessário intervir para resolver o problema.
As sanitas podem ficar entupidas devido a diversas razões, mas os entupimentos acontecem sobretudo devido ao envio de demasiado papel higiênico e de outros itens (rolos de papel higiénico, toalhetes, pensos diários e até fraldas), cano abaixo.
As sanitas não devem ser vistas como uma forma rápida de nos livrarmos de lixo, caso contrário será necessário desentupir sanitas de forma frequente.
Como desentupir sanitas
Muitas vezes, desentupir uma sanita é tão simples quanto encher um balde de água e despejar sanita abaixo.
Este volume de água adicionar vai provocar uma maior pressão e pode desentupir a sanita.
Caso este método simples não funcionar, prepare-se para ter bastante mais trabalho, já que as operações serão bastante mais complexas.
Comece por retirar a água em excesso, utilizando um balde ou um alguidar. Já com a sanita livre do excesso de água, insira o desentupidor na sanita e pressione sem hesitações.
Depois puxe de forma lenta.
Deve repetir o movimento diversas vezes, empurrando a ventosa no sentido ascendente e descendente, até ouvir a água a mover-se pelo cano.
Assim, que o cano ficar desentupido a água deve voltar até ao seu nível habitual.
Para garantir que o problema está mesmo reparado despeje o autoclismo uma ou duas vezes.
Pode também recorrer a produtos profissionais para desentupir sanitas, ou contratar um canalizador para fazer o trabalho.
Veja também: Aprenda como desentupir canos