engIobra / Obras em Casa / Como desentupir canos de esgoto?

Como desentupir canos de esgoto?

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Obras em Casa

Publicado em: Obras em Casa

Como desentupir canos de esgoto?

Ricardo Rodrigues

Desentupir canos de esgoto pode ser uma tarefa difícil. Para desentupir canos pode optar por um normal desentupidor de borracha, o qual utiliza a pressão da água para desentupir canos.

Para que possa utilizar o desentupidor de borracha com sucesso para desentupir canos de esgoto, deve saber como utilizar este utensílio.

Como utilizar um desentupidor de borracha? Garanta que o lavatório está cheio e que o escoadouro de emergência está bloqueado (utilize um pano molhado para bloquear o escoadouro).

Desentupir canos de esgoto

Depois, deve colocar o desentupidor em cima do escoadouro e bombear em movimentos ascendentes e descentes. Este gesto vai fazer com a água saía do cano, desentupindo-o.

Caso não consiga aplicar esta técnica com sucesso, não se preocupe uma vez que vou mostrar como desentupir canos através de outros métodos. Para desentupir canos de esgoto, pode, por exemplo, escolher um produto de limpeza em aerossol ou uma bomba.

Tenha apenas em atenção que estes produtos só devem ser utilizados com o lavatório vazio. Sempre que utilizar uma bomba ou um spray aerossol leia cuidadosamente as instruções de utilização.

Veja também: Projetos de águas e esgotos

Que desentupidores usar para desentupir canos de esgoto?

Um dos principais desafios para quem pretende descobrir como desentupir canos é saber quais as ferramentas mais apropriadas para a tarefa. Desentupir canos de esgoto pode ser particularmente difícil quando o entupimento tem origem na sanita.

Para desentupir este tipo de canos pode ser necessário utilizar versões de desentupidores e bombas de maiores dimensões.

Também será necessário usar um cabo flexível maior, já que a extremidade do cabo terá que passar a curva em U até alcançar o bloqueio.

Também pode usar outras ferramentas para desentupir canos de esgoto, como desentupidores com cabo de aço flexível e extremidades especialmente concebidas para percorrer os canos de forma mais fácil.

Contudo, saliento que este tipo de ferramenta não se encontra tão facilmente à venda como os desentupidores comuns.

É importante salientar que deve ter cuidado ao manusear certos objetos na tentativa de desentupir um cano.

Não use, por exemplo, cabos de vassoura ou arames de metal, pois estes objetos podem danificar o cano.

Será preciso muito mais trabalho e dinheiro para substituir um cano danificado ao invés de o desentupir.

Soluções caseiras para desentupir os canos de esgoto

Em alguns casos, se o entupimento não for muito extenso, é possível solucionar o problema com algumas soluções caseiras. Algumas das mais comuns são:

1. Usar bicarbonato de sódio

Para desentupir o esgoto sem ter que fazer esforço físico pode utilizar uma mistura simples, de vinagre com bicarbonato de sódio.

É comum ter-se estes dois ingredientes em casa, mas caso não tenha pode comprar em qualquer supermercado.

Esta mistura é eficiente no desentupimento, pois cria um efeito de efervescência capaz de soltar a gordura ou outros resíduos que estejam a obstruir a canalização.

Para colocar esta solução caseira em prática, basta adicionar 2 colheres de bicarbonato dentro do cano entupido e logo depois verter um pouco de vinagre.

Quando a mistura começar a efervescer, cubra o cano com um pano e deixe agir. Depois é só ferver um pouco de água e jogar no cano.

2. Água fervente com ingredientes caseiros

A água fervente pode ser utilizada não só quando os canos já estiverem entupidos, mas também funciona como uma forma de prevenção.

Para desentupi-los, pode aliar a água quente a outros produtos e potencializar a ação. O fermento em pó é um destes produtos.

Basta adicionar duas ou três colheres do fermento no cano e deitar a água por cima. Este método possui ação parecida com o do bicarbonato.

O uso de detergente também pode ajudar, especialmente quando o cano estiver entupido com gordura.

O processo é feito do mesmo modo que as recomendações anteriores, mas o ideal é deixar o detergente agir um pouco dentro do cano e depois jogar a água.

Veja também: Como desentupir canos com calcário

Como evitar que os canos entupam?

Desentupir canos de esgoto não é uma tarefa nada agradável e, por isso, tão importante quanto saber como desentupir canos é saber como evitar este problema.

Os canos não entopem por acaso. A esmagadora maioria dos entupimentos ocorrem porque as pessoas adotam hábitos e comportamentos errados. Utilizar simples proteções plásticas nos lavatórios permite impedir que a maioria dos detritos passem para os canos.

Outra dica importante para quem pretende saber como desentupir canos, mantendo-os livres de sujidade, é fazer uma limpeza regular utilizando soda cáustica. Este composto vai evitar que a gordura se acumule.

Principalmente nas cozinhas, a gordura proveniente dos alimentos é uma das principais justificações para os entupimentos. Também pode recorrer a produtos profissionais para fazer esta limpeza regular, mas deve manuseá-los com cuidado, uma vez que, geralmente, estes produtos são tóxicos.

Siga estas indicações para desentupir canos de esgoto, mas não se esqueça de fazer uma avaliação da situação antes de proceder com manobras mais arrojadas. Se já tentou desentupir os canos de esgoto de diversas formas e não obteve sucesso, pode ser necessária a intervenção de um profissional.

Veja também: Aprenda como desentupir canos

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário