engIobra / Obras em Casa / Como desentupir canos com calcário

Como desentupir canos com calcário

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Obras em Casa

Publicado em: Obras em Casa

Como desentupir canos com calcário

Ricardo Rodrigues

As nossas casas estão repletas de instalações elétricas e de canalizações que asseguram o nosso conforto. Ainda assim, quando abrimos a torneira da água quente ou ligamos um interruptor não damos o devido valor a esse gesto, até ao dia em que isso nos falta.

Como as instalações elétricas e as canalizações estão escondidas nas paredes da casa, é normal que não notemos a complexidade que os processos que estão relacionados com estas instalações representam.

Desta forma, sempre que há algum pequeno problema com as instalações elétricas ou com canalizações é importante agir rapidamente, por forma a evitar intervenções de fundo, que em últimas instâncias implicam partir paredes e/ou chão da casa.

canos com calcário

Os canos têm tendência a acumular calcário, principalmente quando se usa água quente com frequência e em zonas onde a água é dura. Mas esta é uma situação que pode ser resolvida de uma forma muito simples, desde que seja detetada e resolvida rapidamente.

Veja também: Projetos de águas e esgotos

Como identificar um problema de canos com calcário

Saber como desentupir canos com calcário é essencial para que se possa resolver este pequeno problema.

Mas antes de se saber como desentupir os canos é importante saber identificar uma situação de um cano entupido por calcário.

Quando que as torneiras apresentam uma redução no seu caudal, ou seja, na quantidade de água que sai através elas, isso é um sinal alarmante de que é necessário desentupir canos.

Métodos para desentupir canos com calcário

Existem vários métodos para desentupir canos com calcário, mas o mais eficaz é o uso de uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. De seguida, vou explicar como se deve fazer essa mistura para conseguir desentupir canos de forma rápida e eficaz.

A mistura referida deve ser feita com o uso de luvas e máscara, pois quando se juntam os dois agentes ocorre uma reação química que liberta gases nocivos.

Desta forma, a primeiro dica que realço sobre como desentupir canos com calcário está relacionada com a proteção pessoal que tem de ser assegurada antes de iniciar a intervenção em si. Não deve subestimar o impacto negativo que estes gases podem ter na sua saúde. É comum ver vídeos de pessoas que aplicam este método sem qualquer preocupação o que é um erro grave.

Após a identificação do cano entupido com calcário e de assegurar que tem uma proteção pessoal adequada, coloque 120 ml de bicarbonato de sódio no local. Coloque a mesma quantidade de vinagre logo de seguida e a reação química inicia-se.

Afaste-se do local e deixe a mistura atuar por 30 minutos, findo os quais deve colocar 4 litros de água a ferver no cano em causa. Assim, assegura a eficácia da mistura e a sua posterior remoção.

Depois de concluir este processo o cano deverá ficar completamente desobstruído de calcário. Sempre que for necessário poderá repetir este processo.

Conhecer dicas tão simples como estas são essenciais para assegurar a manutenção da sua casa, conseguindo assim fazer pequenas intervenções e evitando dores de cabeça e despesas maiores e indesejadas.

Veja também: Aprenda como desentupir canos

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais: