engIobra / Obras em Casa / Como desentupir canos com bicarbonato de sódio

Como desentupir canos com bicarbonato de sódio

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Obras em Casa

Publicado em: Obras em Casa

Como desentupir canos com bicarbonato de sódio

Ricardo Rodrigues

Ter os canos lá de casa entupidos é maçador quanto baste, felizmente pode recorrer a alguns soluções caseiras para resolver este tipo de problema. Neste artigo vou mostrar como desentupir canos com bicarbonato de sódio.

Caso não esteja a ver o que é bicarbonato de sódio, deixe-me explicar. O bicarbonato de sódio é um composto branco, sólido e cristalino que é utilizado das mais diversas formas.

Possivelmente, até tem esta substância na sua cozinha.

Bicarbonato de sódio

Não acredita?

Este composto, é por exemplo, utilizado na confeção de bolos, para fazer a massa crescer. Além disso também é utilizado para branquear dentes, tratar queimaduras na pele e picadas de insetos, combater fungos e manchas nas unhas e até para tornar os banhos quentes mais agradáveis.

É utilizado ainda em alguns tipos de extintores de incêndio para produzir espuma.

Veja também: Projetos de águas e esgotos

Dificilmente conseguimos encontrar um composto tão versátil quanto o bicarbonato de sódio, que é utilizado em áreas tão díspares como a culinária, a estética e a segurança.

Mas o que realmente interessa neste artigo, é que também é possível desentupir canos com bicarbonato de sódio.

Se pretende saber como desentupir canos recorrendo a uma solução biodegradável e não tóxico, esta é uma excelente solução.

As pessoas estão hoje mais conscientes relativamente à utilização de produtos tóxicos e sempre que possível procurar utilizar alternativas menos prejudiciais para a saúde.

A solução aqui apresentada mostra como desentupir a pia, utilizando bicarbonato de sódio e vinagre.

Ambos os ingredientes são de fácil acesso e existem na maioria das casas, pelo que esta é uma forma barata de desentupir canos.

Como desentupir canos com bicarbonato de sódio e vinagre

Se não pretende recorrer aos produtos tóxicos de desentupimento existentes nas lojas e prefere recorrer ao bicarbonato e vinagre para desentupir os seus canos, siga estas indicações:

  • Coloque meio copo de vinagre e um copo de bicarbonato de sódio na pia onde está o cano entupido;
  • Utilize um pano velho para tapar o ralo e deixe ficar tapado durante cerca de 30 minutos;
  • Para terminar basta deixar correr água quente para ajudar a dissolver e para limpar a canalização dos vestígios da mistura utilizada.

Caso o cano não tenha ficado totalmente desentupido, pode voltar e repetir toda a operação. Durante este todo processo não estranhe se vir formar-se muita espuma.

O bicarbonato de sódio provoca exatamente essa reação.

Devo acrescentar que está solução não é infalível, uma vez que a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre não consegue dissolver todos os tipos de materiais.

Quando o problema é a gordura acumulada – algo muito recorrente em cozinhas – então sim, a utilização destes produtos é geralmente fiável.

Contudo, quando o problema é originado por cabelos, pelos de animais ou linhas de roupa, pode ser necessário procurar uma solução mais profissional do que o método “desentupir pia bicarbonato vinagre”.

E claro, quando o problema é realmente grave e implica um maior conhecimento, nada como contactar um profissional especializado no assunto, que melhor do que ninguém, sabe como desentupir canos.

Veja também: Aprenda como desentupir canos

engiobra - Projectos de Engenharia Civil

Projetos de Engenharia, Comparação de Materiais de Construção e Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário